quarta-feira, 5 de outubro de 2022

 O DIA INTERNACIONAL DO PROFESSOR!


PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DE  PORTUGAL!

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DO MUNDO INTEIRO!


O VOSSO

SORRISO,

É O BENEFÍCIO E O PROGRESSO

DA NOSSA SOCIEDADE 


Em cada dia, há um dia mundial para isto ou para aquilo;

Durante o ano, leio um rol de dias  mundiais!

Em cada dia,

Pego no papel

 E escrevo alguma coisa 

Sobre os dias 

Mundiais

Que se comemoram

Por todo o mundo,

Do primeiro dia 

Do ano,

Até o último.

O que leio?

O que eu escrevo?

Coisas 

Vãs,

Inúteis,

Que apenas ficam no papel,

Ou, melhor dizendo,

“Para o inglês ver”

(Mas como o inglês virou-nos às costas, quem deve ocupar esta posição, esta função de fiscalização e de vigilância?)


O DIA DE HOJE, 5 DE OUTUBRO,

É O DIA DO PROFESSOR,

QUE EU ESCREVO O TITULO COM TODAS AS LETRAS GORDAS.


Reconhece-se o papel fulcral do professor como alicerce, o papel de todo o desenvolvimento duma sociedade que pretende ser progressista, avançada. Os dirigentes políticos, só em alguns momentos, é que se lembram da existência do professor, da educação e, alguns não se inibem em afirmar que” a educação é a paixão fundamental da sua governação e que o papel do professor é essencial…” “ capacitar os professores para a construção de sociedades sustentáveis” e muitos outros slogans mais.

Mas, efetivamente, isso não passa de palavreados, floreados, que após a concretização dos seus intentos nas urnas, a educação é subalternada, o professor é um sujeito posto num lugar secundário, é esquecido, deixado a vaguear na escola com as preocupações burocráticas ,em vez de se ocupar da sua verdadeira função: ensinar, orientar, motivar o aluno para o conhecimento profundo da sua espécie e do mundo que o rodeia, ensinar o aluno a encontrar-se e apetrechá-lo com os instrumentos necessários  à sua integração plena na sociedade em que se insere.

Palavra professor deixou de ter um significado especial nos tempos que correm. A sua imagem é desgastada dia após dia na opinião pública. 


O PROFESSOR  O MOTIVADOR, O EDUCADOR, O ORIENTADOR OFUSCA-SE ENTRE OS DEMAIS CIDADÃOS, PELA CONOTAÇÃO NEGATIVA QUE SE LHE ATRIBUI E A PRESSÃO E DEPRESSÃO COM QUE SE MERGULHA ATUALMENTE 


Muitos professores já não sabem o que são, apesar de serem profissionais do ensino, pois, apenas são chamados para preencher lacunas deixadas pelos seus colegas , por inúmeras razões.  Refiro -me aos professores contratados, ainda que profissionalizados no ramo de ensino há mais de duas ou mais décadas!  Qual o papel do Estado Português face a esta situação degradante, aberrante do professor contratado, se calhar, era melhor chamá-lo outro nome, por exemplo, turista, substituto, observador, candidato ao imprevisto. O professor contratado que apenas vai lecionar 8 horas por semana durante um ano, ou na pior das hipóteses, 8 horas num período indeterminado, pois, não sabe se vai ficar 20 dias, um mês, dois ou durante o ano letivo; isto é, um horário temporário( “a desgraça ou pouca sorte de uns, é a sorte de outros, querendo eu, com isto dizer, que o professor contratado vai substituir um outro colega que está de atestado médico ou outra situação qualquer fundamentada, justificada devidamente).

Como poderá sentir-se um professor nestas condições na escola, no meio de outros colegas de quadro ou com o horário completo e com o lugar cativo na escola? Como poderá viver com o que ao fim do mês leva para casa? Que motivação poderá ter o professor contratado? Quem é ele naquele lago onde nadam os outros cisnes? Que imagem poderão ter os alunos deste professor” nómada”?

Eu, neste dia, anseio e desejo a unidade de todo o corpo docente a fim de resolver os problemas que afetam a escola, os professores e, consequentemente, a toda sociedade, pugnando para as melhores condições do ensino e estimular a geração mais nova para assumirem o seu papel, querendo eu, com isto dizer, os jovens deverão sentir a educação como uma das profissões mais nobres e gratificantes que existem e com uma missão central para o progresso das sociedades.


PUGNAREMOS PARA A DIFGNIFICAÇÃO

DA PROFISSÃO,

DE EDUCAÇÃO


O PROFESSOR,,

O PROMISSOR,

O MOTOR

DA SOCIEDADE

ATUAL E DA POSTERIORIDADE

O EMISSOR

E  DEFENSOR

DO VALOR 

EMINENTEMENTE SOCIAL,

ECOMPENSADOR,

SEJA QUAL FOR

A DOR ,

DESDE QUE A FELICIDADE

E O AMOR 

ESTEJAM AO REDOR.

Neste dia nosso, caros colegas, desejo a todos um bom ano letivo, sobretudo para os que estão presentemente a exercer e a todos os que ainda  não encontraram a ténue luz no fundo do túnel, força da esperança e fé nos melhores dias e que a saúde e o vigor esteja presentes no dia a dia! Tudo passa como o vento que nos esbofeteia dia-após- dia.

A educação é a minha paixão, pois foi a primeira em que me embarquei, em inicie no mercado de trabalho. Nada sabia da educação, nenhuma teoria conhecia, em nenhuma pedagogia me alicerçada o meu ensino. No entanto, sentia- como um peixe na água, parque algo de dentro de mim energia sem nenhuma consciência. Aprendi com os pequenos debaixo duma mangueira, em que cada aluno era recomendado a trazer de casa o seu banco. Pendurada um pedaço de quadro num prego espetado na árvore , a nossa escola. Aí, ensinava os meninos a maneira tradicional que aprendi com os grandes mestres, como Antero Sampaio da Cruz, Alexandre, tia Linda Batica Ferreira, Fernando Uma, etc  Oh! O que aprendi!

(Continua)


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO(4ª- FEIRA, 00H35 MINUTOS), 05 DE OUTUBRO DE 2016.


                                                                            KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário