quarta-feira, 5 de outubro de 2022

 UM FACTO

INÉDITO, 

INSÓLITO...!


I


Eu, nem sei 

O que devo

Escrever!

Em que  ponto,

Ou parte 

Devo  começar!

A tarefa é-me me difícil,

Para não dizer,

Impossível

O meu registo,

Não será  completo,

Porque não pensei

Seriamente

No assunto.

Apenas peguei

Na pena

E pronto,

Comecei

A rasgar,

A borrar

A tinta

No papel.


II


Mal cheguei

Da Escola,

Eram mais ou menos Dezessete

Horas.

Procurei

À pressa,

Apressadamente,

O meu telemóvel 

Na minha mochila.

Mas infelizmente, 

Não tinha encontrado.

Aproveitei

O meu sobrinho

Que  pedido

Para ir ao carro

Buscar algumas

Compras que tinha feito, 

Mas não consegui trazer

Para cima

Do meu piso(1),

Sem elevador,

Pois, estava a evitar

O peso,

Por causa

Duma recente

Operação,

Para ver se o telemóvel 

Tinha ficado.

Também, não. 


III


De novo,

Fui vasculhar,

Com mais cuidado 

Na mochila

Da Escola.

E lá estava o telemóvel !

O hábito 

Faz o monge.

Diretamente,

Para Messenger,

A fim de encontrar

Alguma mensagem.

Nada! Nada!

Nenhum amigo

Estava em online!

Verifiquei se o wife 

Estava desligado.

Tudo

Estava ligado.

Fui ao Facebook,

Verificar os aniversariantes

Ou as minhas publicações.

Nada!

Tudo 

Estava vedado!

Não consegui passar além!

Nada,

Mas mesmo nada!

Paranóico, 

Maluco,

Fiquei.

A mim próprio,

Perguntei:

O que se passa?

Os serviços da  NOS,

Estão suspensos?!

Barrados?!

Não paguei 

A mensalidade?!

A mensalidade

Vence

No dia 4 de cada mês!

E hoje é o dia 4 de outubro,

O mês 

Rubro, 

O mês 

Revolucionário,

Solidário,

O mês 

Do visionário,

A véspera da Revolução,

O 5 de Outubro de 1910,

A Revolução 

Republicana,

A implantação 

Da REPÚBLICA 

Em Portugal.  

Muito perplexo!

Confuso!

Nada

Podia fazer!

A ninguém, 

Podia ligar,

Como é óbvio.


IV


A alternativa, 

Ligar algumas 

Pessoas 

Amigas que tenho

Os seus números de telemóveis

Gravados,

Nos contactos.

A surpresa

Ainda maior,

Mas talvez

Um pouco de alívio,

Porque como dizia

O meu amigo de infância,

UFUF,

Em Utiacor, 

Canchungo,

Guiné-Bissau:

Tchith ndji corin:

Thotchu,

Alata, 

Naginal,

Ndabacan,

Neni,etc "(1).


V


Era o fenómeno 

Geral!

Um hecatombe,

Uma eclipse,

Um deslize 

Nas redes sociais,

Nos meios tecnológicos!

O tremor 

No amor,

Na paixão, 

Para os fanáticos 

Desses meios!

O que está a passar?

O que se passou?

O que aconteceu?

E que não encontro

E encontrei 

Explicações 

De momento.


VI


O que se passa?

O que aconteceu?

Não é só NDO

Atónito,

Admirado 

E surpreso,

Em particular,

De modo 

Geral,

Para a Europa, 

Para o mundo ,

Se se quiser...!


VII


Um alerta 

No (nosso) planeta

Em que se habita,

Em que apenas se age,

Come,

Consome

E não se pensa,

E que não se reflete

Seriamente ..!

O mundo

Está, 

Estava suspenso!

E com a esperança,

Penso,

Que o problema será resolvido,

O problema será  ultrapassado 

Brevemente

E em poucas horas!

Como clientes, 

Consumidores,

Exigimos,

Temos 

O direito

À explicação 

Do facto

Insólito.


VII


E como publicar,

Se não tenho 

Acesso aos meios habituais,

Senão o meu blogger 

Pessoal?!

Esperar,

Esperar

E esperar

Pacientemente!


1. Em manjaco: O caso, não é só  comigo.

Os outros também estão 

Na mesma

Situação, 

Na mesma 

Condição

Em crioulo,  ,"i ka a mi só".


(Continua)


BRANDOA (AMADORA, segunda-feira,  22:35), 04 de outubro de 2021.


                           KK (NDO)

!

Sem comentários:

Enviar um comentário