sexta-feira, 4 de março de 2022

 A FOLHA

E CANETA

VERSUS

A ARMA

E A BALA...!


I


"N,guenhando"

No mundo

Conturbado,

NDO

Continua o seu caminho,

O seu sonho,

Da sua NAÇÃO 

Conquistada

Na luta 

De libertação 

Nacional 

Para se libertar da dominação 

Colonial

Portuguesa...


II


Hoje,

Longe

Desse tempo,

O homem guineense

Se sente na obrigação 

De continuar a defender

Os mesmos valores,

Mas de outro molde,

Sob outras perspetivas 

E óticas.


III


A folha

E a caneta,

Substituíram a arma

E a bala,

Porque já não estamos

No tempo da guerrilha

Da época

Remota

Da ditadura,

Da intolerância 

Política,

Porque estamos 

Na democracia,

Porque somos

Aquecidos,

Abafados

E orientados

Por uma outra 

Chama,

Um outro aroma

De entendimento,

De diálogo,

De consertaçao  

De ideias,

Para encontrarmos

Soluções  pacificas,

Baseadas no escrupuloso 

Respeito  

Pelos direitos fundamentais

Do Homem.


IV


É este o desiderato,

O objetivo 

Do nosso candidato

À presidente,

DSP,

Aquele homem

 Idóneo,

Aquele nosso conterrâneo,

Que sente

E encarna

Os anseios 

E aspirações do seu povo,

Aquele que abomina

O uso da força,

Para atingir o seu objetivo, 

Porque não tem

Um outro alvo,

Senão a tranquilidade

E felicidade

Desse mesmo povo... 


V


É assim,

O seu fim,

Contrariando

Os pressupostos 

Daquele bando 

De corruptos,

Que estão nas tintas

Da Constituição,

Das leis da República 

Da Guiné-Bissau,

Que assaltou o poder

E as principais Instituições 

Do Estado,

Em conluio,

Apoio

E colaboração 

Direta das forças armadas,

Dos militares,

Que, depois de consumarem 

Os seus objetivos,

Regressaram 

As suas bases,

Os quartéis,

Desocuparam

Os ministérios

E entregaram-nos

Aos atuais gatunos...!


VI


O princípio

Do" Império 

Da Lei",

Continua em vigor,

Na terra

Ou fora

Dela, com o enviado

De Deus,

O escolhido 

Do povo guineense

Nas eleições de 29 de dezembro 

Do ano findo,

O HOMEM,

O estratega

De manga

Larga

E farta,

O estadista

DSP,

Porque ao seu povo, tem

Um grande amor...


VII


Vá em frente,

Meu querido

E único 

Presidente!

Não desista,

Nunca!

Na folha,

Continua a espalhar a tinta

Da sua caneta,

Pois, nada atrapalha

O seu principal 

Foco:

O objetivo

Traçado pelo nosso saudoso

Fundador da nacionalidade,

O camarada Amilcar Cabral,

A felicidade 

Do nosso povo!


VIII


A folha

E a caneta,

Farão brilhar as estrelas

Nas nossas lalas,

Nas nossas tabancas,

Mesmo com o estorvo 

Do seu objetivo

Em relação

Ao seu povo

Com a ocupação,

Usurpação 

Daquela canalha

Naquela linda,

Bonita

E enncantada 

Terra

Que tanto nos orgulha!


IX


A ti, meu presidente,

Aos irmãos guineenses,

Apoiantes

Ou não da sua visão,

Quero desejar muita força,

Coragem,

Confiança

E esperança

Para o dia de amanhã!

Os dias melhores, virão

Para uma GUINÉ 

Do progresso,

Avesso

Ao retrocesso 

Dos golpistas,

Dos ilegalistas,

Daqueles que estão nas tintas

Na nossa Constituição,

Nos principios e orientações 

Das Nações 

Que regem e regulam

As organizaçoes

Internacionais

E sociedades atuais...!


X


Ei-nos

Nas portas,

Nas vésperas 

Do dez de março,

De 2019,

Um ano aproximadamente,

Em que o povo guineense 

Foi chamado a pronunciar-se,

A exercer a sua cidadania,

A sobernia

Popular,

A falar

Bem alto, 

Em cada canto

Do nosso país...!


XI


Ei-nos de novo, 

No marasmo

Político,

No abismo,

No fosso,

No poço

De novo,

Com um governo 

Ilegítimo 

No poder,

Que o povo

Não tinha escolhido

No dia dez de março!


XII


A palavra

Povo,

É vítima 

De conotações,

De denominações,

Exceções 

E interpretações !

Todos 

Enchem a boca

Para a pronunciar,

Mesmo,

E sobretudo,

Os DITADORES!!!


XIII 


Tenhamos coragem 

E esperança!

Podemos morrer,

Mas a GUINÉ-BISSAU,

A NOSSA TERRA,

O NOSSO PAÍS,

JAMAIS 

PERECERÁ!!!


XIV


A FOLHA

E A CANETA

Constituem a nossa cartilha,

A Bíblia 

Que orienta

A família

Democrata!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 04h40 minutos), 05 de março de 2020.


                                             KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário