segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

 PREPAREM-SE

PARA UM NOVO

DITADOR

DO POVO,

O SENHOR 

 USE..!


I


Estamos ainda

Na fase

Da propaganda,

O espetáculo 

Ainda 

Está no princípio,

No seu início,

Enquanto o senhor

Ditador,

USE

Não tomar a posse...!

Chegaremos ao cúmulo! 

 Ainda

Não é nada...


II


Quem

Disse 

Que eu já me acalmaria,

O homem 

Que se sente

Traído, 

Ao longo do período 

Conturbado 

E que continuaria

A selvejaria

Guineense,

A crise

Incendiada,

Fomentada

Por aquele ser

Que quer 

O presidente,

O tal USE...!


III


A escrita

Acompanha

O poeta,

Apadrinha

O artista,

Cobre-o com uma manta 

Sagrada

De seda,

Em todo 

O lado...!


IV


Estou no teatro,

No Colégio 

Pedro

Arrupe,

Eu, o Príncipe 

De privilégio 

Com os meus queridos 

Alunos,

Os fulanos

Dotados...

O meu mundo,

Em visita de estudo...


V


Batalhador

Da fé e da justiça,

Pedro começa 

A  caminhada

Da sua vida,

Pugnando

Pelo sol

E em prol

Dos pobres,

Não dos medíocres 

E ditadores...


VI


O discurso 

Daquele falso 

Guineense,

O usurpador

Do poder,

Do suposto

Candidato

Que não reuniu as condições 

Necessárias 

Para ser presidente

De um povo digno,

De um país soberano,

É muito preocupante,

Pois fala como um ditador,

Que não tem pena nem amor 

A esse país!...


VII


Irmãos, 

Estejamos atentos

E com olhos bem abertos

Para uma emergência 

Duma extrema direita

Ou da esquerda

Muito perigosa !


VIII


Oxalá 

Que o Allah

Nos livre 

Desse pesadelo,

Do holocausto

Eminente

E que afaste 

Este meu extremismo 

Em pensamento,

Do meu pessimismo

E sem zelo!...


VIII 


Um discurso

Inflamado,

Recheado

De ódio,

De revanchismo,

Do extremismo,

Do remorso,

De espírito de vingança,,

Que se reforça,

Que se enfatiça,

Dia

Após dia...


IX


Mas tendo 

Em conta 

As instituições democráticas 

Do século  XXI,

As instituições 

Antiditatoriais,

Não aceitam,

Sobretudo

A existência de ditadura

Em nenhuma terra!...


X


Os democratas,

Os humanistas,

Os altruístas,

Lutarão com todos os meios

Legais 

Disponíveis,

Os pilares 

Defensores 

Da liberdadade,

Da democracia,

Para que os cidadãos 

Possam respirar livremente 

Contra 

Qualquer candidato

Ou suposto

Presidente 

Na nossa terra,

No nosso país...!


XI


Jamais 

Aceitaremos

No nosso país,

O surgimento

De ditadores,

Tantos outros 

Por ali passaram

E hoje, já não se fala deles,

Tanto em pessoas,

E muito menos, nos seus 

Legados,

Nas suas obras...


XII


Jamais

Me calarei,

Enquanto 

O meu país 

Estiver ameaçado 

Por virus

Humanos,

Aqueles que têm a tendência 

De regimes ditatoriais!


XIII


Lutaremos 

Ao lado dos que defendem

Os direitos humaanos;

Lutaremos

Contra 

Os usurpadores,

Contra os ditadores

E condenaremos 

Todas as ingerências

Por parte dalguns chefes 

De Estados vizinhos


Por concluir 


Amadora, 07/02/2020


KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário