KHADJAR
UTHOK(1)..
I
Ainda
Me lembro
Daquele tempo
Da adolescência
Alguma vivência
Naquela tabanca,
A reminiscência
Naquela tabanca
De etnia
De maioria
Manjaca
A lida
Diária
No campo!
II
O que a minha memória
Ainda
Conserva,
Ainda
Perserva,
Ainda
Guarda
De forma viva...
III
Nessa tabanca,
Em Utiacor,
Onde aprendi
A crescer,.
Onde vivi
E aprendi
A amar
Cada
Pessoa
De forma ativa,
Onde aprendi
A ser
Um ser
Humano
Digno
Na verdadeira
Aceção
Da palavra
Na na teoria,
A levar
A lição
Que deve ser
Posta
Na prática,
Carregando esta experiência
Pela vida fora...
IV
Bebi
O licor
De UTHIACOR
E enchi
Como cidadão,
Repleto
O meu peito
Com os ensinamentos
Dos peritos
Em tradição
Secular,
Milenar
Dos velhos,
Dos seus conselhos.
V
O tempo
Que no campo
Trabalhávamos
Em coletividade
De jovens
Na aquisição de aprendizagens
Referentes à lavoura
Na terra,
Na agricultura,
Na façanha
Da bolanha,
Para obter
Arroz
Para nós...!
VI
Escrevo
O que levo
No corpo,
Sobre o tempo
Que vivi
Que vivo
Em cada
Dia,
Com a alegria
Concedida
Pela misericórdia
Da Providência...
VII
Uma lembrança
De criança,
Que lança
A adolescência
De perspicácia
Na sua essência
Pura,
Verdadeira
Naquela longínqua terra
Onde vivi
Cresci
E alguma coisa aprendi...
1. Trabalho de (na) coletividade, em manjaco.
(Continua)
Brandoa, quinta-feira, 02:20, 02/02/2023.
KANKAMBALL

Sem comentários:
Enviar um comentário