quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

 AS HIPOCRISIAS 

DAS DIPLOMACIAS

INTERNACIONAIS...!


I


Credo,

Eu estou muito

Triste 

Porque o meu continente

Está infetsdo,

Está posto

Num canto

À parte...!


II


Irmão,

Tu partiste,

Porque a tua nação 

Não te dá a mão, 

Não dá o pão 

Que tu precisas 

Para sobreviver!


III


Morrer

De Covid

Porque não és como 

O David,

Forte

Que consegue vencer 

Golias!

Não pertences

Familias

Famosas,

Pomposas,

Que têm bairros

Inteiros, 

Mulheres

Poderosas,

Famosas 

Que não se preocupam

Com o dias

Próximos,

Porque têm os seus armazéns 

Recheados

De mantimentos,

Andam de carros 

De top de gama

Encomendados,

Vindos,

Comprados 

Do exterior, 

De fora,

Da Europa,

Da América!

Tu nem sopa 

Podes ambicionar,

Senão em sonhos...!


IV


Nhima

Te ama 

No fundo da sua alma

E nunca desanima

Até ao ponto

De te desejar

Aos djugudés!


V


Partiste,

Bem longe

Para nunca mais voltares,

Porque preferes 

Que assim 

Seja

O teu fim,

Para que Nhima

Não te veja

Metido em droga

Espalhada 

No seu(teu)quintal

E que apenas enriquece alguns!

Mas a ti te esmaga

E te tira a vida!

Tu és vítima

Da ganância 

Dos grandes 

Senhores 

Que não valem nada,

Se não for

Esta palha

Que espalha

A desgraça,

A miséria 

Nos nossos bairros

E tabancas...! 


VI


Só querias

Tirar quarta classe,

O segundo ciclo, 

Concluires

O secundário, 

E depois, 

Um empreguinho,

Para retribuires

Os favores 

Dos teus pais

Naquele país...!


VII


Tão cedo,

Partiste,

Não deixaste 

Nenhuma semente

E foste

Para outro 

Mundo 

Desconhecido,

Distante

Por causa do monstro 

Do Claustro,

Com enfeite 

De vidro...!


VIII


Choro

A tua partida,

Como tanto chorei

A partida

Do meu rei,

Da minha 

Rainha,

Aquela senhora 

Encantadora,

A pantera,

Dona da bolanha

De Quínara,

De Bolama,

De Nova Sintra...!


IX


Tchuba

Tindji!

Tarde

Ou cedo, 

I na chubi,

I na laba

Cara 

Di qui sinhora

Qui na tchoraba,

Otcha bu mina

Sing cena

N,na!


X


Ami

Na tchora

Bu falta,

Suma 

ku labradur

Ta thora 

Falta 

Di tchuba!

Suma

Ku poscadur

Tá pera

Maré...!


XI


Na pera 

Nhanha

Ku ba

Fonti

Pa tici

Iagu

Pa n,laba

Nha rostu

Inchadu

Di tantu

Tchora

Aonti

Di nuti

Di ka sabi

Na nô tabanca!

Aós, djibai

I ka tem 

Na quil bantaba,

Porque ka

Sabi toma

Conta di nô alma...!


XII


Ma Deus

Tem!

N,famara,

"Papu

N,dji,

Ka uithé

Unu ulong!

Ndafauane

Kques!

Nathin

Bathi

Atchi

Naweque"(1)...!


Continua 


Brandoa(Amadora,  quinta-feira,  03:24), 03/02/2022.


KK(NDO)=FF

Sem comentários:

Enviar um comentário