sábado, 23 de março de 2024

 UM JOVEM 

ESTUDANTE

NA UNIVERSIDADE

DE EVORA...!


I


Como o vento,

Com o seu sopro

Leva a um conto

Remoto,

Para um canto

Recôndito,

O que o cérebro

Já não guarda,

Memorável,

Que foi louvável

Na vida

De um jovem

Homem,

Longe da sua terra

Natal,

O senhor Kambal,

Viveu

Na cidade museu,

A sua segunda 

Terra,

Chamada

ÉVORA!!!


II


No baú,

Guardava para Bissau,

Esta foto,

Mas que o destino

Não quis

Que voltasse àquele país,

E hoje,

Longe,

Os dois países,

Guiné-Bissau

Constituem

O misto

Desse  menino,

Já homem,

Quase que suas raízes!!!


III


Aprendi 

A amar 

Saber,

Aprender,

A perceber,

A entender,

A amar

Duas nações

Que têm razões

De reclamar

A paternidade,

A nacionalidade,

Donde

Nasci

E donde 

Cresci...!


III


Curvo-me

Perante 

Duas coroas

Que me 

Alimentaram com broas,

E fizeram-me

Um homem

Que que hoje sou

Do tempo que me pesou!!!


IV


Tenho 

Muita saudade

Daquele cantinho,

Da minha universidade,

Da minha juventude

Daquela cidade

Incomparável,

Um ninho 

Inigualável

Que me deu uma vasta

Ferramenta

Para amar

O outro

Em qualquer

Lugar,

Em qualquer

Encontro!!!


V


Saudade

Daquele sítio,

Como Catió,

Em Tombali,

Onde "buli" ,

O Santy

E eu,

Antes de rumarmarmos

De irmos

Para a cidade

Museu,

Que nos recebeu

Com muita hospitalidade!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora, domingo, 03:45), 

24 de março

de 2024.


kKNDO

(FF)

Antes de rumar

Sem comentários:

Enviar um comentário