UM JOVEM
ESTUDANTE
NA UNIVERSIDADE
DE EVORA...!
I
Como o vento,
Com o seu sopro
Leva a um conto
Remoto,
Para um canto
Recôndito,
O que o cérebro
Já não guarda,
Memorável,
Que foi louvável
Na vida
De um jovem
Homem,
Longe da sua terra
Natal,
O senhor Kambal,
Viveu
Na cidade museu,
A sua segunda
Terra,
Chamada
ÉVORA!!!
II
No baú,
Guardava para Bissau,
Esta foto,
Mas que o destino
Não quis
Que voltasse àquele país,
E hoje,
Longe,
Os dois países,
Guiné-Bissau
Constituem
O misto
Desse menino,
Já homem,
Quase que suas raízes!!!
III
Aprendi
A amar
Saber,
Aprender,
A perceber,
A entender,
A amar
Duas nações
Que têm razões
De reclamar
A paternidade,
A nacionalidade,
Donde
Nasci
E donde
Cresci...!
III
Curvo-me
Perante
Duas coroas
Que me
Alimentaram com broas,
E fizeram-me
Um homem
Que que hoje sou
Do tempo que me pesou!!!
IV
Tenho
Muita saudade
Daquele cantinho,
Da minha universidade,
Da minha juventude
Daquela cidade
Incomparável,
Um ninho
Inigualável
Que me deu uma vasta
Ferramenta
Para amar
O outro
Em qualquer
Lugar,
Em qualquer
Encontro!!!
V
Saudade
Daquele sítio,
Como Catió,
Em Tombali,
Onde "buli" ,
O Santy
E eu,
Antes de rumarmarmos
De irmos
Para a cidade
Museu,
Que nos recebeu
Com muita hospitalidade!!!
(Continua)
Brandoa(Amadora, domingo, 03:45),
24 de março
de 2024.
kKNDO
(FF)
Antes de rumar

Sem comentários:
Enviar um comentário