AS GRANDES
DORES
DOS PROFESSORES...!
I
Quem é o professor?
O que faz?
Qual o papel
Dos professores
Como educadores,
Formadores
De jovens
Que assumem
Mais tarde
Os lugares
Chaves
Para o desenvolvimento
E o progresso das sociedades?
Il
Os professores,
Apesar de serem alavancas
De uma sociedade
Dita democrática,
Que todos
Os políticos,
Sobretudo,
Assumem
Os cargos no Ministério
Da Educação,
Dizem
Que a educação
E a saúde,
São áreas prioritárias,
Áreas primárias.
Mas tudo isso,
Não passa de bocas
Cheias,
Com palavras
Bonitas,
Pomposas,
Para apenas
Enganar a opinião
Pública
Distraída...!
III
Tantas dores
Dos professores,
Dos educadores,
No seu dia a dia,
Na sua atividade,
Não só letivas,
Mas também não letivas!
Tantos
Trabalhos
Burocráticos,
Sobretudo
Dos diretores
De turma,
Que não têm tempo
Para preparar as
Aulas
Para levar para as salas,
Ensinar,
Transmitir
Conhecimentos,
Capacidades,
Atitudes,
Maneiras
Do saber estar
E ser
Aos alunos...!
IV
Experiência
Viva,
Não empírica,
Mas que realmente
A vida dos professores,
Dos educadores,
Pois, ao longo da minha vida
Como professor,
Um nómada
Que percorreu o país
De lés
A lés,
De norte a sul,
Sempre com a mochila
Na costas,
Com a panela,
Para poupar o magro salário
Auferido
Sem custos
De deslocamento,
O sofrimento
No sustento
Diário,
Sem ajuda do Ministério
Da Educação,
Pois, este não quer saber
Como o professor
Se desenrasca,
Quando é colocado
Longe da sua área de residência.
VI
O professor,
O amigo
Do amigo,
O que muitas das vezes,
É um mendigo
Junto às comunidades,
Visto como "um coitado"
Chutado
Para o mundo.
VII
"Coitado",
Não é um coitado,
Porque estudou,
Se formou,
Se licenciou
Como os outros
E apenas não teve
Chance,
Sorte
Como os outros
Licenciados,
Formados
Nas Universidades
Nacionais
Com muita idoneidade
E dignidade!
VIII
Dores
Dos professores,
Que não devem
De forma alguma,
Mostrar
A sua debilidade,
A sua contrariedade
Como um grupo,
Evidenciando
A sua coesão,
A sua unidade,
A sua dignidade,
Contra todas as contrariedades
E consequências...
IX
Os professores
Com dores,
São os seres
Sofredores,
Que amam
A sua paixão,
Que amam
Os seus alunos,
Mesmo estando desprezados,
Vituperiados
Pelo Ministério
De Educação
E pela própria sociedade...
X
A luta
Dos professores
É contínua
Para garantir os seus direitos,
Pelos seus benefícios,
Por aquilo que perderam
Ao longo dos anos,
"Roubados"
Pelos sucessivos
Governos,
Ditos democráticos...!
XI
Como professor
Na fase final,
Apoio a luta
Justa
Dos professores
Com muitas dores!
Passei anos e anos,
Vinte e muitos anos,
Como contratado
E bem sei o que isso!
Perdi quase tudo
E não ultrapasso o quinto escalão
Na carreira
Dos professores,
Pois, como contratado,
Não podia progredir na carreira
Essa situação,
Pois, havia um travão!
XII
Os governantes,
Os governos,
Devem valorizar a carreira Dos professores,
Porque os professores
São alicerces
Duma sociedade
Que quer progresso,
Que quer o desenvolvimento
Sustentável...!
A luta
Continua,
Doa a quem doer,
Porque é uma luta
Justa!
Os Professores
Com dores,
Lutam pelos seus direitos!
Um professor
Um educador,
Um motivador
Com muito amor
Do aluno,
Para a seu destino
A longo prazo,
Dar,
Proporcionar
Ao aluno
Um percurso
Digno,
Um orientador
Para um futuro melhor!
(Continua)
Brandoa (Amadora, sexta-feira, 00:15), 20 de janeiro de 2023.
KANKAMBALL

Sem comentários:
Enviar um comentário