domingo, 22 de janeiro de 2023

 AS GRANDES

DORES

DOS PROFESSORES...!


I


Quem é o professor?

O que faz?

Qual o papel 

Dos professores

Como educadores,

Formadores

De jovens

Que assumem

Mais tarde

Os lugares

Chaves

Para o desenvolvimento

E o progresso das sociedades?


Il


Os professores,

Apesar de serem alavancas

De uma sociedade

Dita democrática,

Que todos

Os políticos,

Sobretudo,

 Assumem

Os cargos no Ministério

Da Educação,

Dizem 

Que a educação

E a saúde,

São áreas prioritárias,

Áreas primárias.

Mas tudo isso,

Não passa de bocas

Cheias,

Com palavras

Bonitas,

Pomposas,

Para apenas 

Enganar a opinião 

Pública

Distraída...!


III


Tantas dores

Dos professores,

Dos educadores,

No seu dia a dia,

Na sua atividade,

Não só letivas,

Mas também não letivas!

Tantos

Trabalhos

Burocráticos,

Sobretudo

Dos diretores

De turma,

Que não têm tempo

Para preparar as

Aulas

Para levar para as salas,

Ensinar,

Transmitir 

Conhecimentos, 

Capacidades,

Atitudes,

Maneiras

Do saber estar

E ser

Aos alunos...!


IV


Experiência

Viva,

Não empírica,

Mas que realmente

A vida dos professores,

Dos educadores,

Pois, ao longo da minha vida

Como professor,

Um nómada

Que percorreu o país

De lés 

A lés,

De norte a sul,

Sempre com a mochila 

Na costas,

Com a panela,

Para poupar o magro salário

Auferido

Sem custos

De deslocamento,

O sofrimento

No sustento

Diário,

Sem ajuda do Ministério

Da Educação,

Pois, este não quer saber

Como o professor

Se desenrasca,

Quando é colocado

Longe da sua área de residência.


VI


O professor,

O amigo

Do amigo,

O que muitas das vezes,

É um mendigo

Junto às comunidades,

Visto como "um coitado"

Chutado

Para o mundo.


VII


"Coitado",

Não é um coitado,

Porque estudou,

Se formou,

Se licenciou

Como os outros

E apenas não teve

Chance,

Sorte 

Como os outros

Licenciados,

Formados

Nas Universidades 

Nacionais

Com muita idoneidade

E dignidade!


VIII


Dores

Dos professores,

Que não devem 

De forma alguma,

Mostrar

A sua debilidade,

A sua contrariedade

Como um grupo,

Evidenciando

A sua coesão,

A sua unidade,

A sua dignidade,

Contra todas as contrariedades

E consequências... 


IX


Os professores

Com dores,

São os seres

Sofredores,

Que amam 

A sua paixão,

Que amam

Os seus alunos,

Mesmo estando desprezados,

Vituperiados 

Pelo Ministério

De Educação

E pela própria sociedade...


X


A luta 

Dos professores

É contínua

Para garantir os seus direitos,

Pelos seus benefícios,

Por aquilo que perderam

Ao longo dos anos,

"Roubados"

Pelos sucessivos

Governos,

Ditos democráticos...!


XI


Como professor

Na fase final,

Apoio a luta

Justa

Dos professores

Com muitas dores!

Passei anos e anos,

Vinte e muitos anos,

Como contratado

E bem sei o que isso!

Perdi quase tudo

E não ultrapasso o quinto escalão

Na carreira 

Dos professores,

Pois, como contratado,

Não podia progredir na carreira

 Essa situação,

Pois, havia um travão!


XII


Os governantes, 

Os governos, 

Devem valorizar a carreira Dos professores,

Porque os professores

São alicerces

Duma sociedade

Que quer progresso,

Que quer o desenvolvimento

Sustentável...!

A luta 

Continua,

Doa a quem doer,

Porque é uma luta 

Justa!

Os Professores

Com dores,

Lutam pelos seus direitos!

Um professor

Um educador,

Um motivador

Com muito amor

Do aluno,

Para a seu destino

A longo prazo,

Dar,

Proporcionar

Ao aluno

Um percurso

Digno,

Um orientador

Para um futuro melhor!


(Continua)


Brandoa (Amadora, sexta-feira, 00:15), 20 de janeiro de 2023.


            KANKAMBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário