terça-feira, 3 de janeiro de 2023

 O MAR/, POR TANTO AMAR/, A DERRAMAR/ LÁGRIMAS/ !


  


I


Bolama


Que alguém


Tanto ama,


Chora a morte 


Dos seus filhos!


II


Bolama,


Que já nada tem,


Senão a dor


Daqueles que têm 


Amor


À  sua lama,


À sua terra,


Não precisa da fama


Da terra


D, outrora,


Do tempo de " Cassacá",


Do tempo de "Armon Konô",


Quando se tranca


Naquele porto fino...!


III


Pela agrura


Dos irmãos 


Que perderam


Os seus entes 


Queridos,


No naufrágio


Do passado mês de Dezembro,


Venho por este meio, 


Apresentar os meus sentidos pêsames.


Não existem palavras


Que consolem


Corações desfeitos,


Com a perca de alguém 


Que amamos...!


IV


Bolama


Com as suas


Águas


Azuis,


Que contrastam


As outras 


Águas


Turvas,


Bolama,


Despede-se do ano de 2012


Ainda com mais dor


Dàquela que já a  vinha sufocando


Há mais décadas,


Quero no meu âmago,


Desejar aos meus conterrâneos,,


Aos meus concidadãos 


Bolamenses,


Em geral


E as famílias enlutadas,


Em especial,


Um Novo Ano


Com mais coragem


E esperança


Num futuro melhor .


VI


Os barcos 


Que os nossos dirigentes (1)  não nos proporcionaram,


Deixando-nos nos sulcos


Das canoas,


Das pirogas,


Que infelizmente nos deixaram mágoas,


Mágoas


Que não sei se são pragas!


VI


Os nossos dirigentes,


Os nossos governantes,


Hoje,


Bem longe,


Esqueceram-se de Bolama,


Abandonaram a antiga capital


À sua sorte,


Que, antigamente,


Na época colonial


Era conhecida por " ninho de terroristas".


Ninho de terroristas,


Que eu apelido de "sonho de nacionalistas"


Que abnegadamente,


Pelejaram heroicamente,


Para que hoje tivêssemos uma PÁTRIA,


Que embora hipotecada


Por abutres 


Militares


E anónimos dirigentes,


Nos orgulha como seres humanos !


VII


Bolama


Da nossa alma,


Continuará com a sua chama,


Porque ela teima


E queima 


Todo aquele que a ama


E jamais esquecerá


A terra 


Onde nascera !


VIII


Por 


Favor,


Nossos dirigentes


Tomem medidas céleres, urgentes,


Prementes,


Dêem-nos outros vagões(2)


A fim de evitar mortes


De inocentes


E deixem-se de puras e boas intenções !


Bolama e os Bolamenses,


Merecem ser felizes !


1. Refiro-me aos dirigentes da Guiné-Bissau, minha terra natal.


2. Refiro-me aos vagões de mar, barcos, barcaças, etc, transportes ainda que usados, mas do século XXI !


PV CITY ( 3ª FEIRA, 02H 20 MINUTOS), 01 DE JANEIRO DE 2013.


                                                                                                                 MATTOS (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário