quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

 PEGAR NA CANETA

E FAZÊ-LA FALAR,

"HABLAR"

EM VOZ BEM ALTA...


I


Escrever

Coisas

Maravilhosas,

Àquelas que nos dão prazer

A dobrar

E sempre continuar,

Sem nunca pensar

Em desistir

De existir,

Mesmo de forma

Pequena,

Mas de forma

Digna.


II


As noites,

Os dias,

Sobretudo os dias,

Que são mais preenchidos,

Mais recheados

De ações,

Realizações

Pessoais

Ou profissionais,

Nos fazem crescer,

Viver

Com consciências

Das vivências,

Dos atos 

Presenciais

Justos

Ou injustos.


II


Na berma,

Na estrada,

A lama 

Carregada

Nos nossos sapatos

Para outros postos,

Para outros cantos,

Bem perto ou recônditos,

Pode encher-nos de orgulho,

Pelo trabalho.. 


III


Na nossa 

Própria "concha",

Saimos 

Com a nossa 

Tocha,

A chama 

Que ilumina

A nossa faina,

A nossa sina,

Que não murcha

De forma

Alguma,

A fim de atingirmos

A seta,

A meta

Que tanto ambicionamos... 


IV


A caneta

Sempre pronta

Ao serviço

Dos objetivos que traço,

Que em cada manhã,

Lenha

Já preparada

Para uma festa

Bem divertida...


V


Não procuro

Palavras

Bem pomposas,

Raras

Para iludir,

Impressionar

O amigo

Ou a amiga 

Que me acompanha

Em cada 

Madrugada,

Em cada manhã,

Mas apenas lubrificar,

Exercitar,

Medir

A minha aprendizagem

Como homem

Que procura o ouro

Escondido,

O tesouro

Ambicionado,

O conhecimento

Do ignoto,

O que ainda 

Está escuro,

O que ainda  

Não está esclarecido.


VI


A ambição

Sem limite

Pela erudição,

Da parte

Deste 

Cidadão

Simples,

Não um reles

Como alguns pensam,

Como alguns julgam,

Apenas pauta-se pela humildade,

Sinceridade,

Pela verdade

Relativa até

O zénite.. 


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 02:35), 12 de janeiro de 2023.


        KANKAMBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário