domingo, 29 de janeiro de 2023

 NO  CANAPÉ 

OU NO SOFÁ

A REFLETIR NA GRANDE 

TAREFA...


Í


O sino

Da Igreja

Matriz 

Do meu país

Interrompe o sono 

Do menino

Que estava a dormir,

A sonhar

Querer

Ter

A paz,

Como aquele rapaz

Da Europa,

Da América,

Que tem comida,

Que tem tem sopa,

Que tem roupa,

Que tem escola,

Que tem saúde,

Que não precisa de uma tenda

Por causa de mosquitos,

De insectos...


II


O olhar

Inquietante,

Distante 

Do que será

A minha terra,

O futuro

Do vindouro,

Da geração 

"De perdição",

Como aqueles jovens

Homens 

Sentados

Nos murros

Com os pés pendurados,

Aqueles que observam

Os transeuntes,

O vai e vem de gentes

Esbeltas

E catitas,

Fazendo comentários 

Maldosos,

Jocosos...


III


Será 

Que os políticos

Da nossa terra,

Se preocupam

Com os problemas,

Com os traumas

Da nossa gente,

Da nossa juventude,

Os problemas

Da sociedade

Global,

Em geral?!


IV


Nos seus gabinetes,

O que têm em mentes

Relativamente aos assuntos presentes,

Prementes

E urgentes

Das nossas gentes?


V


Têm,

Refletem

E concebem

Os impactos que provém 

Da degração

E impreparação  

De cada jovem,

Do meio ambiente,

Que hoje se assiste?


VI


Ou apenas,

Têm 

Planos

Macabros

Que são levados

A cabo

Pelos seus membros

Para arruinarem a nossa já débil economia?

Ou apenas

Se coagitam

E se preocupam

Com as suas riquezas

PESSOAIS, 

Dos seus bens patrimoniais,

Dos palacetes

Que vão construindo 

Nos arredores da capital,

De Bissau

Ou mansões 

Que compram 

Na Europa?


VII


A fome

Da arraia-miúda 

À vista de todos,

Não os incomoda?

O que importa,

É se distanciarem bem longe

Dos demais

E serem admirados,

Olhados como semi-deuses

No meio dos mortais,

Ostentando o luxo 

No meio de tanto lixo,

Promovendo as suas imagens,

No meio

De imensas desgraças

Misérias

Penúrias,

Fisionomias 

Sem alegrias...!


VIII


O observador

Atento,

Como filho

Do lavrador,

Com muito,

Muito orgulho,

Sentado

No canapé,

NDO,

Ou no sofá,

Toma nota,

Regista,

Com muita fé,

Cada tarefa

A desenvolver

A fim de promover

O desemvolvimento

Do conjunto

Das nossas tabancas,

Pluriculturais e multiétnicas,

Uma Nação 

Que pretende

Uma sociedade

Que coverge os amores,

Os valores 

Da coesão,

Da unidade,

Uma pátria como um todo...!


(Continua)


Brandoa(quinta-feira, 4:54), 29 de janeiro de 2021.


                              KK

Sem comentários:

Enviar um comentário