terça-feira, 31 de janeiro de 2023

 Sou obrigado

A sempre recordar:


O SR. "RASO",

É FALSO

E PERIGOSO...!


I


O vivente

Brilhante 

Que sente,

Que não é arrogante,

Que não mente

Descaradamente 

À frente

Da sua gente,

Tem um suporte

Dignificante,

É decente

Perante 

O que promete...


II


Porquê 

Que a minha Guiné 

Está infetada,

Suja,

Imunda,

A fonte de tudo

O que é nocivo

Para o seu povo?


III


Cada dia que passa,

Emerge um novo

Caso,

Que prejudica

A imagem do país,

A reputação 

Da NAÇÃO 

Conquistada

À custa de muito suor,

Sacrifício 

E sangue,

E tudo nos arrasa,

Nos torna alvo

Pernicioso,

Nocivo

No relacionamento 

Com as nações dignas

E decentes!


IV


Porquê?

Porquê 

Minha GUINÉ?!

Por que tenho que escrever 

Coisas ruins,

Coisas tristes 

Sobre ti, MAMÉ 

GUINÉ?!

Por que não as coisas 

Alegres,

Positivas,

Que nos engrandecem?!


V


Até quando 

Os tempos 

De antigamente?!

Até quando

A proliferação 

Da MÁFIA 

Na nossa PÁTRIA?

Porquê 

A PUTREFAÇÃO 

Da minha NAÇÃO?

O fim do bom nome,

Que era a nossa conotação?!


VI


O meu choro,

Não pode ser definitivo,

Nem tão pouco

Do meu povo!

O sofrimento

Não pode ser eterno 

E perene 

Na minha GUINÉ!!!


VII


Eu queria

Parar

De escrever,

Mas não consigo,

Enquanto 

O meu povo

Continua   

Sem alegria

Na sua fisionomia,

No seu rosto,

No seu semblante 

Inerte,

Pensando,

No futuro

Dos seus filhos,

Vendo

Dissipar

A esperança,

Porque perdeu a confiança 

Nos políticos 

Que só pensam

Nos seus umbigos,

Exceto

O nosso PRESIDENTE 

Domingos,

O nosso DSP,

O nosso "MATCHU"!


VIII


Malabaristas,

Os gatunos,

Os vendidos,

Comprados

Pela dubriagem,

Pela gatunagem,

Os que estão na engrenagem

Do maquiavélico, 

O falso general

Ou o raso-general,

Donde vem todo o mal,

Tudo o que é falso

E perigoso,

O avesso

Ao progresso,

Mas que exibe a riqueza,

Sem nenhuma empresa 

Conhecida!


IX


Oh cegueira

Dos que na minha terra,

Ainda admiram uma figura 

Que constitui o cúmulo 

Da mentira,

O espetaculo

À beira 

Da ruptura 

Pelas novas evidências 

E revelações 

Pela SÁBADO(revista)!!!


X


A escrita

É  me imposta,

É  alheia 

À minha vontade própria!

Algo

Que vem do meu âmago,

Que me obriga,

Que me carrega

Este peso

Pesado

E oneroso

Como um grande fardo...!


XI


Só o desfecho

Do enredo

Fabricado,

Enrolado

Numa película 

Naquela

Bela

Lala,

Terra 

Cheia de maravilha

Miraculosa,

O feixe de um trecho

Me deterá

Como filho de Farã!!!


XII


O repouso

Com sono

Divino,

Como escravo

Com o compromisso 

Com o meu povo,

Ainda que triste

E distante,

Chegará,

Quando na minha terra,

Se encontrar o verdadeiro

Vencedor das eleições 

Nas urnas,

E não nos refúgios 

E subterfugios,

Nos palcos

Dos homens das leis,

Dos juristas,

Dos políticos,

Com interpretações 

Adversas de acordões...!


XIII


Vamos,

Para a próxima 

Semana,

Assistir mais novelas,

Mais episódios

Com malabarismos

E respetivos malabaristas

Compatriotas,

Verdadeiros,

Mas comprados,

E falsos...!


 SUMÁRIO:

Continuação da aula anterior.


BRANDOA  ( SÁBADO, 00H20 MINUTOS), 01 DE FEVEREIRO DE 2020.


                           KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário