segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

 Recordar

Com tristeza

A aflição 

De toda a Nação:


CNE

KU NÔ TENÉ

NA GUINÉ,

I(É) PERENE?!


I


QUEM

PAGA OS ADVOGADOS

DA CNE

DA GUINÉ?!

É O ESTADO

DA GUINÉ- BISSAU ?!

ONDE 

ESTÁ O ESTADO?!

QUEM 

MANDA

EM QUEM?!


II


A CNE

Da GUINÉ 

É 

PERENE?!

A CNE

Da GUINÉ,

É um partido político 

Com o assento parlamentar

Na ANP?

Quem são os homens

Da CNE?

Juízes?

Simples cidadãos,

Auxiliados

E coadjuvados

Por juizes/juristas?!

Por que tanto finca-pé

E desobediência 

Ao SUPREMO 

TRIBINAL

DE JUSTIÇA?!


III


São as dúvidas

Que moem

A minha cabeça 

Desde que se instalou

A crise 

Na GUINÉ 

Destas últimas  

Eleições presidenciais!

Ela anda muito tonta,

E cada vez mais,

Só acredito

Na máxima:

"Só sei

Que nada sei"

Nada mesmo,

E, sobretudo

Do meu país!

Às vezes,

Chego a duvidar-me

Da existência do meu país,

E, consequentemente,

Da minha terra natal,

Da minha existência,

Da minha proveniência,

Da minha origem

Como homem!


III


Não é possível 

Tudo o que acontece 

Na GUINÉ!!!

Faço questão 

De pensar 

Que tudo

É o produto

Da minha fértil imaginação,

O meu sonho

Diurno

Ou noturno!

Uma anedota?!

Porquê que os filhos

Da GUINÉ 

Não se entendem

Entre si?

Porquê não podem dialogar 

E chegar 

Um acordo,

A um entendimento?

Porquê que é preciso 

Vir um organismo externo,

CEDEAO,

Para nos obrigar a resolver os nossos próprios diferendos, 

Os nossos próprios  problemas,

Os nossos proprios interesses?!

Os nossos conflitos?

Somos ainda rapazes?

Somos imberbes?

Somos incapazes?

Imaturos?

E isso, até quando?


IV


Eu estou enlouquecendo,

Com tudo

O que está acontecendo

Na terra dos meus antepassados,

Na minha terra!


V


"Kuma di faci,

Si

Ami n,misti!

Si 

Ami

N,ama

Na nh,alma?!

Ami,

Fidju 

Di tchon, 

Ku

Misti,

Ku

Ama

Si armon"?!


VI


Como posso dormir,

Se os meus irmãos,

Não  estão a sorrir?

Como posso dormir

E sorrir,

Se os meus irmãos

Estão a chorar?

Como posso dormir,

Se lá,

Atrás,

No país, 

Naquela 

Lala,

Os meus irmãos 

Estão a sofrer?

Como posso dormir

E sorrir,

Se lá,

Não se fala

Da paz?!

Se lá,

Alguém 

Geme,

Treme

E cala,

Porque alguém

O oprime,

Não o deixa exprimir

Os seus sentimentos,

Através dos seus pensamentos...?!

O que dizer,

Daqueles

Que estão a mandar,

Usam fardamentos

De peles

Ccmo chefões,

Donos de cifrões?!

Como dormir,

E sorrir

Se outros irmãos,

Não têm nada de e para comer?!


VII


Anedotas

Escritas,

Faladas,

Descritas,

Difundidas

Pelos meios de comunicação social,

Uns falsos,

Outros  verdadeiros,

Cabendo cada 

Um,fazer juizos

De valores

Os que são melhores

Para os seres,

Isto é, a sua avaliação pessoal

Sobre as eleições 

Da GUINÉ-BISSAU,

O ping-pong

Entre  o STJ

E a CNE...!


VIII


Vamos 

Até ao fundo, 

Vamos

Até ao extremo 

Do abismo,

Procurando encontrar, 

Procurando desvendar 

O segredo

Enterrado,

Escondido 

E achar

O resultado 

Desejado,

Verdadeiro,

Não o fabricado 

Pelos atores

De Hollywood,

Os abutres

De Antula.


IX


Continuo

Em frente

Com o núcleo 

Do meu conterrâneo,

Com os amigos

De Domingos,

Com todos aqueles

Que o apoiaram desde a primeira 

Candidatura

Até a última,

Com os pés 

Bem firmes

E assentes 

Na terra

E com muita fé, 

Porque  acredito, 

Acreditamos,

Eu e os meus amigos,

Apoiantes do DSP,

Na justiça,

Na verdade,

E que Deus 

Vai fazer 

Prevalecer 

E mostrar 

De que lado 

Está a verdade

De que lado 

Está a mentira!

Deus está em cima,

Vendo as movimentações 

E manobras

Das suas criaturas!

Tenho a esperança 

Na justiça,

No Império 

Da lei,

E tudo o que sei

Sobre o que é sério ...!


X


Os homens estão amedrontados ,

Estão perdidos 

Com os seus planos

Maquiavélicos

E estão em bicos,

Estão em becos,

Sem saida

E a sua queda

Está por breves momentos,

Porque os seus projetos 

Estão denunciados

E descobertos

Por todos

As redes e canais

Sociais...!


XI


Eis o caminho 

Por mim 

Percorrido,

Decorrido

Um mês,

Que hoje se fez,

Porque é  o meu sonho,

O sonho 

Que contém

Espinho,

Mas existem 

A força 

E a confiança 

Firmes e inabaláveis

Pela causa

Patriótica,

Que não me cansa,

Que não  me sufoca,

Que não me chateia,

Nem

Me esbofateia,

Porque quem

Corre

Por gosto,

Nada

O pára,

Nada,

Nem

Ninguém,

Esbarra

O seu trajeto...!

E assim,

Vou até ao fim...!


XII


Compatriotas 

Comprometidos

Com a sua PÁTRIA,

Vamos continuar

A lutar,

Com certeza,

Porém, vamos ganhar,

Vamos vencer,

Porque estamos no caminho

Certo,

Estamos num grande projeto

E  vamos chegar

A um bom porto,

Se Deus quiser...


XIII


Coragem,

Força,

E esperanca

A todos!

 Força 

E coragem

Ao grande Homem,

Ao nosso leader,

Ao nosso guia,

Ao nosso condutor,

DSP,

A força  do Povo,

Da NAÇÃO 

Da PÁTRIA 

Multicultural 

Guineense!


XIV


Eu sei que muitos

Estão cansados,

Exaustos,

Esgotados,

Abalados

Pelos tristes espetáculos!

Mas peço muita paciência,

Porque quem segue a ciência 

Da democracia,

Da lei,

Que é a nossa grei,

Tem que aguentar embates

E atritos 

Vindos 

De várias partes...!


XV


Muito obrigado 

Pela vossa paciência 

Destes dois meses 

Ininterruptos 

Da escrita.

Abraços e beijinhos. 


(Continua)


Brandoa(Amadora, sexta-feira, 02h18 minutos), 31 de janeiro de 2020.

                            KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário