domingo, 22 de agosto de 2021

 Recordar,

É chamar

A memória:


EIS OS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS

QUE ENCHEM AS NOSSAS VISTAS

EM TODAS AS PISTAS!


I


Os meandros,

Os contornos

Que fazem da nossa terra

Vidros

Quebrantáveis 

E fáceis 

De subornos,

A carne apetecível e tenra

Para esses nossos compatriotas,

Os três protagonistas

Que abaixo

Apresento,

Ou acrescento

Como anexo,

Que se exibem como os donos

Da nossa terra

E dos nossos destinos!


II


Um país

Que os nossos pais

Nos alegaram;

Que os nossos antepassados

Nos doaram;

Que os nossos combatentes

Da Liberdade da Pátria

Regaram 

Com o seu sangue,

Duma forma

Sublime,

Nobre 

E heróica,

Com sabre

E arma,

Para podermos ter um nome,

Uma pátria,

Uma nacionalidade ! 


II


A razão

Estará de que lado?

Do Presidente?

Do Primeiro - Primeiro Ministro?

E qual o motivo do Segundo - Primeiro Ministro?

A nossa Guiné,

Estará eternamente

Condenada às sublevações,

Às intrigas intestinas,

Guerras contundentes

E fratricidas?


III


Todos elevam os braços

Como sinal 

De fidelidade

E juramento

À Constituição

Da nossa Nação,

Da nossa sociedade!


IV


Todos,

Sem exceção,

Pois, até os ditadores

Juram à Constituição,

Enchendo as suas bocas

De” povo”, povo, povo…

Democracia, democracia, democracia,

Poder que vem do povo;

Que são representantes legítimos

Do povo, das populações,

Dos seus eleitores…!


V


Seremos 

Capazes

De observar e ler nos palmos

Exibidos,

Levantados

Das mãos

Dos nossos irmãos,

Como quem lê a sina,

A sorte, o desígnio,

O futuro

De uma pessoa,

De uma nação?!

Os palmos

Das mãos

Erguidas

Dos nossos irmãos,

São simplesmente

Para “ o inglês ver”?


VI


Dos três irmãos,

Independentemente

Dos seus sermões,

Quem estará bem intencionado

Com os verdadeiros problemas

Da nossa Guiné?


VII


Ai! Ai Guiné!

Guiné 

“Dessane”!!!

Irmãos,

Continuemos

A acreditar

E a sonhar

Para não deixarmos

Definhar

A nossa querida Guiné!!!


VIII


Juntemos 

As nossas vozes,

Mil vezes,

Denunciando todos aqueles que pisam à nossa Constituição

A seu bel prazer, pela sua ambição e proveito pessoal,

Para que a Comunidade Internacional

Possa ouvir as nossas inquietações,

As nossas intenções,

Àquelas que vêm das nossas verdadeiras populações,

As suas puras e genuínas aspirações

E ambições !

Apelemos

Aos nossos irmãos,

Para não se digladiarem por meros interesses pessoais e individuais

E que dêem a prioridade ao diálogo, ao consenso, ao compromisso, ao entendimento,

Para o bem comum.


PÓVOA DE SNATO ADRIÃO ( ODIVELAS, DOMINGO, 20 HORAS E 23 MINUTOS), 23 DE AGOSTO DE 2015.


                                      KANKAMBALL ( NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário