quinta-feira, 26 de agosto de 2021

 Lembrar

Este dia:


“ALGUIM,

KIM,

KU 

NÔ TERRA

IARA ? !!!”


I


É uma praga

Que esmaga

A nossa Guiné,

Que nega

A sua prosperidade,

E felicidade?!!

É uma praga

Que o seu povo

Paga

Na sua pele?!!


II


Ai, minha Guiné!

Jamais 

Voltará

A ser aquele país,

Aquela terra

D,outrora?!!!


III

A instabilidade

Permanente

Deixa cada compatriota

Demente,

Doente,

Apreensivo

Pelo “desnorte”

Do seu povo,

Porque vê a sua sociedade

Cada vez mais distante

Do seu desígnio,

Da meta

Deste

Milénio!


IV


Os guineenses

Fora

Da sua terra,

Os guineenses

Na diáspora,

Estão muito tristes

Pelos atos,

Pelos acontecimentos

Constantes 

E frequentes

Atribuídos aos seus dirigentes 

Políticos,

 E militares,

Que não têm sido idóneos

Na condução

Do destino da sua Nação.


V


Que pena

Esta sina,

Que nos condena

E nos depena,

Na cena

Nacional 

E internacional!!!


VII


Eu, pessoalmente,

Repugno

E condeno

Veementemente

Todos

Os atos e medidas tomados

Com precipitação,

Tomados 

Sem meditação,

Precaução

E ponderação,

Tanto da parte

Do presidente

Ou do outro dirigente.


                                   VIII


Bem longe,

Hoje,

Da minha pátria 

Escondido

Num canto,

Mas não indiferente

Em relação a tudo 

O que se passa 

Naquela praça

Maravilhosa,

Com receio 

E medo

Do “rastreio”

Que possa vir

A conduzir

A minha terra

A uma eventual guerra

Civil,

Pois, existe 

No presente,

Um barril

De pólvora

Latente,

Uma guerra

Sempre ignóbil !


IX


Não !

Não,

À ressurreição

Dos fantasmas

Do passado nas almas,

Já calmas

Da minha gente,

Do meu povo !!!


X


Os dirigentes 

Atuais

Do nosso país,

Deveriam

Aprender

Com os erros 

Dos que nos governaram

No passado recente;

Deveriam

Pôr a mão

Na consciência

E ultrapassarem

As querelas pessoais,

Os ódios, as vinganças e os rancores

Individuais

E pensarem

Nos dividendos

Coletivos,

No desenvolvimento

E progresso 

Da Nação

Guineense.


XI


Ninguém 

Deve pôr em causa

A felicidade

Do povo

Em geral

E tentar gerir 

Os negócios 

Da Pátria,

Da Nação

Como se fossem

Do seu lar,

Da sua própria casa!


XII


“ Quero, posso e mando”,

Deve ser banido

Numa sociedade

Que se pretende

Ser progressista,

Democrática,

Pluralista

E igualitária.


XIII


Se a Constituição

Da República,

É ambígua

Na sua interpretação,

Ela deve ser revista

A fim de a adaptar,

Aos tempos modernos,

À luz da modernidade,

Como um Estado de direito,

Evitando

À tirania

E à usurpação

Do poder


Por qualquer

Ser,

Por qualquer

Dirigente,

No presente 

E doravante.


XIV


Por esta Nação,

Não

Cessa a pulsação

Do coração,

Deste cidadão

Na emigração!!!


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO ( ODIVELAS, 4ª FEIRA, 11H20 MINUTOS), 26 DE AGOSTO DE 2015.


                                                                        KANKAMBALL ( NDO

Sem comentários:

Enviar um comentário