OUTRA
VEZ,
AQUELA TERRA
AO INVÉS !!!
I
Já não sei o que devo escrever sobre aquela nossa terra!
Mais uma vez,
A nossa querida terra
Mergulhou-se
Mais numa crise,
O invés
Do consenso
E do progresso!
II
Será
Um novo
Marasmo,
Um abismo
Na nossa terra,
Para o nosso povo?!
O colapso
Económico,
Já crónico
E sem progresso
Nesse processo!
III
O novo Primeiro Ministro
Da Guiné - Bissau,
É já,
E chama-se
Baciro Dja !!!
Uma nova crise,
Um mau
Maestro?!!!
O Presidente José Mário Vaz
Já
Decidiu
E não
Pediu
Opinião
À opinião pública
Nesta sua rubrica?
Isso vai contribuir para a paz?
IV
O que se passa
Na cabeça
Do nosso atual presidente?
Outrora,
Na nossa terra,
Já tivemos um presidente
Ditador,
Àquele que nos causou muita dor!
Já tivemos
Um presidente
Demente,
Doente!
E agora,
O que temos?!
V
No mundo atual, todas as sociedades civilizadas procuram sempre o caminho do diálogo, do consenso, do desenvolvimento, para assim, satisfazer as mais profundas aspirações dos seus povos. Na nossa sociedade, ainda não conseguimos sair da selva, do mundo da barbárie em que a lei do mais forte é que consegue guindar e, assim, continuar a "devorar", os mais vulneráveis e mais fracos A Guiné deve guiar-se e seguir a senda da paz, da verdadeira democracia, da tolerância, do progresso e do desenvolvimento e, doravante, desvincular-se dos atropelos constantes às normas constitucionais e internacionais. Ninguém é ninguém nesta nossa passagem peregrina terrena para impor aos outros seja o que for, fosse o que fosse!
E agora?! Quais serão os passos a dar, depois desse gigante retrocesso no processo do progresso que a Guiné tem vindo dar sinais de recuperação da confiança a nível interno e a nível internacional?!
VI
IRMÃOS!
É TEMPO
DE NOS ENTENDERMOS,
PARA ENCETARMOS
E DE DARMOS
ÀS MÃOS
PARA O CAMINHO
DO GRANDE SONHO
DO FUNDADOR
DA NOSSA NACIONALIDADE!
É TEMPO
DE NOS URNIRMOS
PARA CONCRETIZARMOS
O OBJETIVO
QUE TINHA SIDO
TRAÇADO
PELO NOSSO FUNDADOR,
E TERMOS
MAIS FORÇAS
PARA TIRARMOS
O NOSSO POVO
DAS DESGRAÇAS
CRASSAS
QUE TEMOS
ASSISTIDO
NA NOSSA SOCIEDADE!
VII
É com muita dor
Ser-se espetador,
Escritor
E sem poder
Fazer
Nada
Na vida
Que a todo, nos diz
Respeito!
Confesso-vos que é um grande sofrimento,
Quando pinto
E faço o retrato
Daquela
Terra
Bela,
Que fala
Constantemente ao meu coração,
Daquela Nação
Em que o seu povo merecia ser feliz!
VIII
Aguardo
Com serenidade
E Confiança,
Que o Estado
Guineense
Consiga sair desta grave crise!
Que o diálogo prevaleça
A fim de afastar os fantasmas
Que levam os militares
A pegarem mais uma vez, nas armas.
Esses senhores
Que eu denomino sempre de "abutres"
Que ficam sempre à espera do estado
De putrefação
Para a sua atuação
Como atores.
IX
BEM HAJA!
QUE SE AJA
A BEM DA NAÇÃO,
EIS A PREOCUPAÇÃO
DESTE HUMILDE CIDADÃO
NA EMIGRAÇÃO!
ODIVELAS(- LX-SEXTA FEIRA- 9 HORAS), 21 DE AGOSTO DE 2015.
KANKAMBALL

Sem comentários:
Enviar um comentário