sexta-feira, 20 de agosto de 2021

 OUTRA

VEZ,

AQUELA TERRA

AO INVÉS !!!


I


Já não sei o que devo escrever sobre aquela nossa terra!

Mais uma vez,

A nossa querida terra

Mergulhou-se

Mais numa crise,

O invés

Do consenso

E do progresso!


II


Será

Um novo 

Marasmo,

Um abismo

Na nossa terra,

Para o nosso povo?!

O colapso

Económico,

Já crónico

 E sem progresso

Nesse processo!


III


O novo Primeiro Ministro

Da Guiné - Bissau,

É já,

E chama-se 

Baciro Dja !!!

Uma nova crise,

Um mau

Maestro?!!!

O Presidente José Mário Vaz

Decidiu

E não 

Pediu

Opinião

À opinião pública

Nesta sua rubrica?

Isso vai contribuir para a paz?


IV


O que se passa

Na cabeça

Do nosso atual  presidente?

Outrora,

Na nossa terra,

Já tivemos um presidente

Ditador,

Àquele que nos causou muita dor!

Já tivemos

Um presidente

Demente,

Doente!

E agora,

O que temos?!


V


No mundo atual, todas as sociedades civilizadas procuram sempre o caminho do diálogo, do consenso, do desenvolvimento, para assim, satisfazer as mais profundas aspirações dos seus povos. Na nossa sociedade, ainda não conseguimos sair da selva, do mundo da barbárie em que a lei do mais forte é que consegue guindar e, assim, continuar a "devorar", os mais vulneráveis e mais fracos A Guiné deve guiar-se e seguir a senda da paz, da verdadeira democracia, da tolerância, do progresso e do desenvolvimento e, doravante, desvincular-se dos atropelos constantes às normas constitucionais e internacionais. Ninguém é ninguém nesta nossa passagem peregrina terrena para impor aos outros seja o que for, fosse o que fosse! 

E agora?! Quais serão os passos a dar, depois desse gigante retrocesso no processo do progresso que a Guiné tem vindo dar sinais de recuperação da confiança a nível interno e a nível internacional?! 


VI


IRMÃOS!

 É TEMPO

 DE NOS ENTENDERMOS,

 PARA ENCETARMOS 

 E DE DARMOS

ÀS MÃOS

PARA O CAMINHO

 DO GRANDE SONHO 

DO FUNDADOR 

DA NOSSA NACIONALIDADE!

É TEMPO

DE NOS URNIRMOS

PARA CONCRETIZARMOS

O OBJETIVO

QUE TINHA SIDO

TRAÇADO

PELO NOSSO FUNDADOR,

E TERMOS

MAIS FORÇAS

PARA TIRARMOS

O NOSSO POVO

DAS DESGRAÇAS

CRASSAS

QUE TEMOS 

ASSISTIDO

NA NOSSA SOCIEDADE!


VII


É com muita dor

Ser-se espetador,

Escritor

E sem poder 

Fazer 

Nada

Na vida

Que a todo, nos diz 

Respeito!

Confesso-vos que é um grande sofrimento,

Quando pinto

E faço o retrato

Daquela 

Terra

Bela,

Que fala

Constantemente ao meu coração,

Daquela Nação

Em que o seu povo merecia ser feliz!


VIII


Aguardo

Com serenidade

E Confiança,

Que o Estado

Guineense 

Consiga sair desta grave crise!

Que o diálogo prevaleça

A fim de afastar os fantasmas

Que levam os militares

A pegarem mais uma vez, nas armas.

Esses senhores

Que eu denomino sempre de "abutres"

Que ficam sempre à espera do estado

De putrefação

Para a sua atuação

Como atores.


IX


BEM HAJA!

QUE SE AJA

A BEM DA NAÇÃO,

 EIS A PREOCUPAÇÃO

DESTE HUMILDE CIDADÃO

NA EMIGRAÇÃO!


ODIVELAS(- LX-SEXTA FEIRA- 9 HORAS), 21 DE AGOSTO DE 2015.


                                                                      KANKAMBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário