CASABI
NA SUBI
DE TOM
NAQUEL TCHOM
(NHA CASABI
TAMBI)
I
Lá, bem longe,
Que nos abrange,
No silêncio,
No ócio,
Na escuridão
Da noite,
Ninguém
Vê
Ninguem;
Ninguém
Ouve
Ninguém,
Ninguém
Toca ninguém,
Mesmo na multidão...!
II
Ninguém
Sabe
De ninguém;
Ninguém
Escapa,
Porque ninguém
Topa
O mal
Que vem
Daquele quintal;
Ninguém
Se apercebe
Do que se
Passa ao lado,
Nem
Sequer o gemido!
Tudo
É despercebido,
Tudo
É ignorado
E desprezado!
III
É a concha
Em que cada um
Se fecha
Em algum
Lado,
Ignorando
A mancha
Que provoca uma racha
Na outra prancha,
Que parte,
Situada não distante...
IV
Naquele pedaço
Do Universo,
O peso
É como o vaso
Espesso:
É denso
É grosso,
É confuso
E bem raso,
Em cada passo
Que eu meço!
V
O sono
É substituído
Pelo "djungo",
Algo
Mais ameno
E menos delicado,
Fino,
Descontraído
Sem zumbido,
Sem incómodo
Por aquele ou aquela que está dormindo.
VI
Ávido
Pela paz,
O rapaz
Faz
O que lhe apraz,
O que lhe apetece,
No mundo
Que lhe pertence,
Porque conhece
Melhor
O rigor,
Os preceitos,
Os mandamentos
Instituídos
Da sociedade
Onde
Está inserido.
VII
Eu me atrevo
No que escrevo,
Como escravo
Que anela e anseia
Um objetivo
Principal
E essencial
Do seu povo,
Um substantivo
Relativo
À sua liberdade,
À sua dignidade,
Vivendo no progresso,
Na alegria
Deste Universo,
Livre das correntes
E garras dos seus oponentes,
Dos seus opressores,
Dos seus invasores...!
(Continua)
Stamford Hill/Stoke NEWINGTON (Thursday, 03:23), 19th August 2021.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário