I
Enxaqueca,
Coisa
Tremenda,
Louca
Que arrasa
a minha vida!
II
Será
Que consigo
Parar
Quando quero?
Haverá
Algo
No escuro
Que me impeça
Marchar,
Ir para frente,
Para o lugar que mais goste
E onde haja mais justiça?
III
Dor
De cabeça
Horrível,
Que não me deixa
Trabalhar adequadamente,
Convenientemente,
Que me lixa
O vigor,
Debilitado e sem força
Para ler
E escrever!
IV
Oh!
Se todos os homens
Pudessem,
Nas suas acções,
Nas suas viagens,
Parar com os vícios
Que os atormentam
No seu dia
A dia!
V
O mundo
Seria
Uma alegria,
Uma maravilha
Onde o sol brilha
Em cada lado,
Dando mais energia
Onde cada um labuta,
Luta
Na sua liturgia
E magia,
Para afastar o mal
Abismal,
Que, cada vez mais, o afecta.
VI
Noites
E noites
Sem sono,
Noites
E noites
Em que não durmo,
Mesmo esforçando ao máximo
No meu íntimo
Como
O dono
De mim,
Mas enfim,
Sem trono!!!
VII
O sono,
A dor
Da cabeça,
As tantas preocupações,
Aflições
Que atormentam
O meu débil coração,
Me levam
Para um pântano
Idêntico as bolanhas de Utiacor,
Quando era a criança!
VIII
(1)
Nha
Djinti,
BÔ ditchang
Ami Fidju
De Nhanha
Sossegadu,
Porque imisti
Bai lundju,
Na pidi bós: Ka bó pintchang!
1- parte escrita em crioulo da Guiné-Bissau:
"
"Deixem-me!
Eu, filho
De Nhanha,
Porque eu quero
Estar sossegado, quero sossego,
Porque eu quero
Ir mais longe!
Peço-vos: Não me empurrem !
CNO,AVELAR BROTERO(ODIVELAS), 12-01-12
MATTOS (NDO)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário