O QUE UM HOMEM PODE
DESEJAR NESTA IDADE ?
Escrevo
Cada vez que levo uma
bofetada
Da vida,
Cada
Vez que a vida
Me prega uma grande
partida!
II
Mas nada aprendo,
Nada me arrependo
De tudo
O que tenho feito
Para o bem do outro
sujeito,
Que num dado
Momento,
Está necessitando
De ajuda,
De uma palmada
De consolo,
De afeto,
De conforto,
De um grande colo.
III
Dia
Após dia,
Digo,
Obrigado
Meu grande amigo,
Por tudo,
No fundo
Do meu âmago!
IV
Um agradecimento
Por um feito
Digno
E humano,
De uma pessoa
Que me tirou da aflição,
Da mágoa,
De uma situação
Vivida
Em Lisboa,
Na minha estada,
Na minha vida,
Década
Após década.
V
A errar
De Escola
Em escola,
Numa escala
De zero
A vinte,
Mas nunca chego
A um abrigo
Onde possa sentir-me
seguro
Hoje e no futuro,
Porque a minha
situação é aberrante
E de errante,
Emigrante
Que não sabe onde
poderá parar!
VI
Todas as minhas humilhações,
São resultados das
minhas deambulações;
São posições
Não definidas
Que não acalmam os
corações
Que são dependentes
Das minhas vestes,
Do meu salário,
Ainda que precário,
Situações não
definidas
Que nos deixam em
stress,
Mês
Após mês,
Ano,
Após ano.
VII
Essa
É a
minha verdadeira
Vida,
A verídica
E autêntica
Correria
Diária
De um Homem
De origem
Humilde
Que nada
Pode
Fazer
Para inverter
Essa
Premissa .
VIII
No entanto,
Este homem está
confiante
E segue em frente
No seu projecto,
No caminho
Do seu sonho,
Sem nunca vacilar,
Coxear
E duvidar
Da intenção,
Da sua ambição
Como um ser humano
Digno
Desse nome
No seu leme.
Agrupamento de
Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (sexta-feira, 11 horas), 23 de maio de
2014.
Kankambal- Mattos (Ndo)

Sem comentários:
Enviar um comentário