segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SUBSTITUI LIVROS POR DESENHOS

I
Nos tempos que correm,
Os pensadores estão cada vez
Mais apreensivos.
II
A apreensão deve-se
Ao desinteresse extremo
Dos cidadãos
Pelas letras.
Pelas palavras,
Pelas literaturas.
III
A indiferença
que noto nas pessoas
Em se afirmar,
Em se auto-didactar,
É constante,
É permanente.
IV
Ninguém quer folhear e ler
Com os olhos de ler
E com a alma o que está escrito no livro.
V
Tenho fé nas pessoas, nos homens !
A Natureza humana é naturalmente um enigma
E nada nos conduz ao pessimismo
Quanto ao dia de amanhã,
Mais radiante e mais risonho!
VI
E, eu, o autor deste registo,
Desta crónica,
Não fujo a regra.
Já não leio, não penso,
Não reflicto;
Ajo, desenho para chamar atenção às pessoas.
VII
O que valem os livros
Que eu tenho no meu escritório,
Se os meus filhos
Não os tocam,
Para não dizer,
Se não os lêem?
VIII
Vou desenhando,
Vou pintando,
Para afugentar as minhas preocupações,
Os meus pensamentos em divagações!

Sem comentários:

Enviar um comentário