terça-feira, 15 de junho de 2010

UM FILHO, UM ESPELHO QUE OLHO COM BRILHO!

I

A minha mensagem
como um homem
que está sempre em viagem,
Não encontra o eco
Em nenhum buraco!
Tudo me é opaco,
Nem tão pouco
Naquele homem manjaco,
Porque não tenho nenhum "taco".

II
Ao meu redor,
só a dor
Do meu grande amor!
Todo o meu suor,
É encontrar o calor
Naquele que não tem vigor,
Que não tem responsabilidade
Na sua comunidade
E que só fere a susceptibilidade
Daqueles que nele têm a amizade,
A solidariedade,
A confiança,
A esperança
E nele, esperam a segurança
Na crise,
Na velhice
e na decrepitude !

III

Ó Farã Mattos!
Dos tempos remotos
Sem mais contos,
Os seus netos
E bisnetos
Aguardam ansiosamente os seus rebentos,
Os seus frutos
Tão fastos,
Bem como os seus ricos e repletos
Ensinamentos
Deixados nos matos
De Kantoma,
De Bolama,
De Kantchuma,
De Bodjol,
De Quínara,
De S. João,
De Fulacunda,
De Empada, etc, etc.

IV

Ó minha
Nhanha!
A sua manha
Contida na minha
Entranha,
Conduz-me a cada estrelinha
Algures no cimo de cada montanha!

V

A todos
Vós,
Vos peço,
A força
E a esperança
Para que nada me impeça
Mesmo que cada desgraça
me bata
Diariamente a porta,
De assistir a graça
Dos meus queridos filhos!

VI

Iluminai
O meu filho
Que está seguindo um trilho
De pouco brilho
De vadiagem,
De banditismo,
De delinquência
E da indecência!

VII

Estou sozinho
No caminho
Que não adivinho
Seja ou não risonho
Para o futuro dos meus descendentes,
Porque não tenho
Fontes
nem vestes.

VIII

Sou culpado
De todo
O comportamento pouco adequado
Do meu querido
Filho,
Porque eduquei-o com o amor,
Carinho,
Ternura
E compreensão !

IX

O ódio
Que que hoje convive comigo,
E o repúdio
Por aquele que é inimigo
De si próprio,
Daquele que se envereda
Por caminhos tortos da vida,
Da marginalidade,
Da delinquência
E indecência !

X

Faço a prece
Todos os dias,
Pedindo misericórdias
A Providência,
Que mostre ao meu filho
O caminho da luz,
Da verdade,
Da justiça,
Da honra,
Da felicidade
E da salvação!

PV (CITY)- 03H35MINUTOS,4ª FEIRA, 16 DE JUNHO DE 2010.

MATTOS ( NDO )

Sem comentários:

Enviar um comentário