domingo, 4 de setembro de 2011

O MEU SONHO/TERMINOU NO DIA QUE CONCLUÍ


I

A grande
Expectativa,
A grande
Euforia
Quer deriva
Do fim do curso,
O sucesso
Resultante
Do grande
Esforço
Como estudante.

II

A cidade
De Évora,
A Universidade,
Foi um grande
Marco
Do manjaco
Vindo
De Pelundo,
O pedagogo
Queque teve o embrião
Da educação
Em Canchungo,
Chão
Manjaco,
No Norte
Da Guiné-Bissau.

III

O sonho
Do menino
Africano
Terminou,
Findou,
Acabou
Quando,
Por ironia
Do destino,
E, por coincidência,
O menino
"Ndo"
Concluiu
O seu curso
De Ensino de História
E ciências Sociais,
Pela Universidade
De Évora,
Em 1985/86!

IV

Eu sonhava,
Eu acalentava
O sonho
Do tamanho
Mundos
Do mundo,
Que albergava
Outros
Mundos,
Incluindo
A própria vila de Pelundo!

V

Oh! Afinal
Era um simples sonho
Enquanto o menino
Não estava ainda a caminho
Do destino!
Depois do quintal
Da terra natal;
Tudo começava
A revelar
Outros contornos,
Se mostrava
Outros meandros,
Próprios dos humanos
Nos seus encontros ,
Nas suas acções,
Nas suas manifestações,
Nas suas actuações
E decisões.

VI

E já velho
No Prior Velho,
Caduco
Na terra do branco,
o "manjaco"
Nao encontra
O que sonhara
Quando
Era
Criança,
Quando
Era
Menino
E ainda tinha a esperança
Para lá
Do Oceano
Atlântico,
Naquela
Lala
Onde habitava o
O velho
Manjaco.

VII

O sonho
Dourado,
Algo que apenas existe na imaginação
De um mundo
Maravilhoso,!
O Paraíso
Onde se ouvia
A correria,
A gritaria
Da criançada
Animada,
Alegre
Como os animais do mundo silvestre!

VIII

A fantasia
De quem
Tinha
E tem
Um grande coração,
A fantasia
Que não residia
Apenas na correria,
Na alegria
Patenteada pelo sorriso
Nesse mundo imenso
E harmonioso,
Mas também
Na saúde
E na felicidade!

IX

Um professor
Contratado
Desempregado
Na dor!
Algo jamais imaginado,
Nunca pensado!

X

Volvidos
Vinte e cinco anos,
O sonho
Do menino
Não se concretizou,
Não se materializou!!

XI

Não sou um homem
Feliz
Neste
País,
Porque nada
Tenho
Do meu grande sonho!

XII

Os outros
Têm
E são felizes,
Mesmo nestes momentos
De crises!
Nestes momentos
De prantos!!

XIII

Eu só tenho
Queda
Atrás de queda
Nesta vida
Tão atribulada,
Sem emprego e sem amigo.

O mundo
A ruir,
E todo
O mundo
A fugir
Para outros
Mundos,
À procura de trabalho,
à Procura de melhores condições de vida!!

PV CITY( PASTELARIA "KISS CREAM"), 04 DE SETEMBRO DE 2011.

MATTOS (NDO)







Sem comentários:

Enviar um comentário