AO SENHOR,
SEJA O SALVADOR
DO MEU POVO PELA SUA DOR!
I
Senhor
Deus Misericordioso,
Bondoso,
Seja o salvador
Do meu povo,
Pela sua dor
E sempre escravo!
II
Minha terra
Guiné,
Por que a sua tortura
Vinda da ditadura
Continua perene
Aos olhos
De todos bons
Filhos,
Continuando
A tocar bombulons,
Carregando
Sacolas,
Malas
Sobre as suas cabeças
E costas
Fugindo
Das balas
Dos golpistas,
Vivendo
Eternamente em desgraças?!!
III
Senhor,
Criador,
És o único
Salvador
Da GUINÉ-BISSAU
Da crise
E desgraças
Frequentes
Que sofre
Constantemente,
O Pacífico
Do seu povo,
Cujo objetivo
Era enxugar
As lágrimas
Nos rostos
Dos seus
Filhos
Que quase já perderam
A esperança
Dos dias melhores!!
IV
Já não durmo,
Por causa
Do fumo
Preto
Que sai do teto
Da minha casa,
Do chaminé
Da Mamã Guiné!
Os meus olhos,
Bem como os dos meus compatriotas,
Já não conseguem
Fechar-se
Para dormitar
Um pouco
Por causa
Do medo
Que algo maléfico
Me possa acontecer,
Que possa acontecer aos meus irmãos!
V
O medo
Apoderou-se do meu corpo
Todo esse tempo
Da anarquia
E da balbúrdia
Na minha pátria,
Na minha terra natal,
Na terra de Cabral!
Ai, Cabral,
Por que lutou
Tanto
Pelo muito
Que sonhou?!
E hoje,
Tu bem longe,
O teu povo
Continuou
A sofrer,
Ainda não alcançou
O programa
Mínimo que esboçou,
Que arquitetou!!
VI
Ai,
Ai,
Mamã Guiné!
Aí,
No tempo
Atual,
Presente,
O teu povo continua a chorar,
A sofrer as agruras,
As torturas
Piores do que as do tempo
Colonial,
Tanto no corpo
Como na mente!
Não tem o sossego,
Não tem a paz,
Não tem a tranquilidade,
Porque na verdade,
Ha outros filhos seus
Com outros interesses!
Que pena
A tua sina,
Mamã
Guiné,
Que o teu Nené,
Que a tua Nené
Não tem alegria
Na sua fisionomia!!!
VII
O teu menino
De novo,
Vai tentar o namoro
Com o sono
Que se tornou tão raro
Nos últimos tempos
Por causa das aventuras
Dos homens das armas,
Os amparas,
Os aguentas
E amarras
De alguém
Que semeou traumas
Na nossa querida GUINÉ-BISSAU!!!
(Continua )
BRANDOA ( quinta-feira, 2:00), 04 de dezembro de 2025.
kKNDO
( FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário