NELSON
MANDELA,
O MADIBA(MANDIBA)
O NOSSO BABA,
A NOSSA A
ESTRELA !
I
O coração inquieto,
Pelo sofrimento
Neste momento
Do grande homem
Que ultrapassa o recanto
Da sua própria origem,
Não pude deixar
De endereçar
O s meus maiores votos
De rápidas melhoras
Aos familiares
E concidadãos sul-africanos.
II
Nelson Mandela
Um ser humano,
A figura ímpar
No continente africano,
Uma minúscula
Janela
Que permitiu a liberdade,
A democracia,
A tranquilidade
E a convivência
Pacifica entre todos os sul-africanos!
III
Como Mandela,
Apenas a figura
De Cristo:
Que pediu ao seu Pai
Que perdoasse
Os seus agressores,
Os seus traidores,
Dizendo:
“ Perdoai-lhes
Porque não sabem
O que fazem”,
Apesar de sofrimento,
Sempre deu a cara.
IV
Mandela,
Com a tua estrela,
Iluminaste o teu povo,
Porque tinhas um objetivo,
A mesma luz
Acompanhar-te-á,
Iluminando o teu caminho,
Como o sonho
Que incutiste
No seu povo,
Na tua Nação:
A reconciliação,
A Reconstrução
Da Grande Nação
Sul-africana,
A grande lição
Da liberdade
Para toda a África,
Para toda a humanidade.
V
Mandela,
O teu sofrimento,
O teu padecimento
De agora,
Não se equipará
Com o do teu cativeiro
Durante 27 anos!
E sempre acreditaste
Numa África do Sul
Una, multirracial,
Pluricultural,
Uma África do Sul
Em que todos os seus filhos se livrassem
Da Segregação racial
Do apartheid,
Em que todos,
Como filhos de Deus,
Andassem
Juntos
Nos autocarros,
Que frequentassem
Os mesmos estabelecimentos
De ensino,
Que frequentassem
Os mesmos cafés,
Bares,
Restaurantes
E em todos os lugares,
Se sentassem
Juntos
Como irmãos!
VI
Mandela,
Mandiba (Madiba),
O grande baba(1),
O nosso baba,
Serás a estrela
A iluminar
O povo sul-africano
E a todos os povos
Amantes da paz,
Da justiça,
Da fraternidade,
Da liberdade,
Da democracia.
VII
Mandela,
A luz incandescente
Da tua estrela
Será
Permanente;
Iluminará
Cada mente
Mesmo estando
Numa masmorra
Ou no degredo.
VIII
Deus abençoa
Àquele que perdoou
E perdoa
Àquele que durante muitos anos o torturou
Através do sistema de apartheid.
IX
Como “Pai
Da Nação”
Nunca sai
E sairá
Do coração
De cada concidadão
Sul- africano.
Viverá
Eternamente
No continente,
Na mente
De cada africano.
- Baba ou papu, em algumas tribos da Guiné-Bissau.
FREAMUNDE (PAÇOS DE FERREIRA- 5ª-FEIRA, 00H45 MINUTOS), 27
DE JUNHO DE 2013.
KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário