domingo, 9 de julho de 2023

 O CIDADÃO

VAI E SEGUE EM DIREÇÃO

À TRADIÇÃO


I


O que faço

Depois de terminadas

As atividades

Letivas?

Arrumo os papéis 

Necessários

Para o ano seguinte;

Os documentos desnecessários;

Reflito sobre as ações científicas e pedagógicas

Desenvolvidas

Ao longo do ano letivo.


II


Tem sido

Sempre assim

A minha pedalada,

A minha correria

Desde que iniciei 

A lecionar em 1990,

1986, ( o ano do fim do curso),

Decorridas 

Três décadas 

Ininterruptas, 

Excetuando os anos

Em que, pelas injustiças

Do Ministério da Educação,

Do Estado português,

Em concreto,

Fui atirado fora do sistema.


III


Vou cambaleando,

De.cá

Para lá,

De um lado 

Para o outro,

Para o encontro,

De rumo

Que tomo,

De vez em quando

À demanda

Do que é certo

Da e na vida,

Sempre disposto

E pronto

Para o que der

E vier,

Com o intuito

De salvaguardar os interesses

Dos meus familiares

Em vários lugares,

Cumprindo

Os meus deveres,

Muitas das vezes,

Em detrimento

Das minhas obrigações pessoais 

E profissionais.


IV


Sou um lutador

Nato

Que não baixa os braços,

Que não deita a toalha 

Ao chão

E sempre com a cabeça

Levantada,

Olhando 

Sempre para frente,

Acreditando 

Que sempre é possível

Vencer o que, à partida,

A princípio,

Nos parece impossível,

Porque sou da raça

Que tem muita esperança

"Que, depois da tempestade,

Vem a bonança".


V


O que pedimos,

Todos os dias,

A Deus,

É que haja a saúde,

A resiliência,

A vontade,

A resistência

Para todos os embates

E continuarmos

 À luta

Em todas as frentes,

Para atingirmos

A meta

Desejada,

Ambicionada,

Que é a felicidade

Na vida,

Na sociedade...!!!


(Continua)



BRANDOA ( sábado, 06 de julho de 2023.



    KANKAMBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário