quarta-feira, 5 de julho de 2023

 QUEM NOS GOVERNA,

                       ESTÁ LIGADO A UMA MÁQUINA (?)


                          (REFLEXÃO BREVEMENTE)

Gosto •  • Partilhar • Promover • há 3 horas • 


I


Acordos 

P-P,

Pedro- Portas,  

Choca-me 

Como um cidadão 

Comum desta grande Nação.


II


Agora 

É que estão 

A fazer uma negociação

Apertada,

Uma grande empreitada 

Para o " inglês ver",

Uma teatralização 

Para dar a impressão

Da real intenção

Na resolução

Do problema grave da Nação.


III


Então,

O que estiveram a fazer

Durante estes dois árduos anos,

Em que sujeitaram 

Ao povo português,

Uma brutal austeridade?


IV 


Como hipocritamente conviveram

Em Alcobaça

No famoso pique – nique 

Para que serviram

As reuniões de Conselhos de Ministros

Das 5ªs- feiras?


VI


Repugna-me o comportamento dos mandatários da Nação, ao porem em causa a vida dos Portugueses que vivem, atualmente, maioritariamente no limiar da pobreza. Sempre ouvi  nas bocas dos dois principais responsáveis deste moribundo governo, que a coligação estava coesa, estável, unida e de boa saúde. A doença que atingiu a coligação, foi momentânea, repentina ?

Caros concidadãos, a estabilidade política está em causa, como todos devem reconhecer. Mas, os dois grandes líderes negoceiam a estabilidade política! A que preço ?  A estabilidade política que sempre este governou nos garantiu desde a sua tomada de posse há dois anos. Continuaremos a ser ingénuos a acreditar nos juramentos quotidianos dos governantes, dirigentes, da sua fidelidade a causa, "a coisa" pública?


VI


 A Coligação que nos governa,

Está ligada à uma maquina  (?).

Será que ainda é possível 

Acreditar nestes dois senhores?

Nestes dois  senhores moços

Refinados?

Onde está o árbitro?

Onde está o Maestro?

Onde está o Mestre

Do jogo?

Do jogo

Do rato

E do gato?

Onde está o alpendre

Que acabe com o jogo?

Quando veremos o fumo

Do Representante

Máximo 

Da Nação,

O garante 

Da Constituição?


VII


o povo que pôs estes senhores

Nos lugares 

Em que estão

Para defenderem

Os seus legítimos interesses,

Não tem voz?

Não tem a palavra?

Até quando

Continuará

Silenciado?

E cegamente obedecer,

Obedecer

E obedecer,

Porque é preciso obedecer (?) !

 

OBS: Reflexão imparcial de um humilde cidadão, que está muito preocupado com o rumo que o barco, guiado pela coligação PSD/CDS-PP está a seguir e, consequentemente, com o abandono do leme por parte dos seus eminentes pilotos, pois, não está indiferente( não deve estar) nas condições em que o país se encontra, politicamente. " Cada cabeça, a sua sentença"


FREAMUNDE (PAÇOS DE FERREIRA- 5ª-FEIRA- 21H 25 MINUTOS), 04 DE JULHO DE 2013.


                                             KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário