quarta-feira, 5 de julho de 2023

 O meu sonho,

O meu engano,

Em menos de um ano,

Nada no punho!

Tudo se evaporou,

Porque o vento

Levou 

O grande projeto

Daquele povo

Que tinha um sonho

E um objetivo:

O progresso

E o desenvolvimento

Do PAÍS!

Outra 

Vez,

Se desfez

Na minha terra,

A ambição 

De cada cidadão

E tudo

Voltou 

A estaca 

Zero

Do que se plantou

Na minha tabanca,

Com o sr. Umaro,

Que roubou

Tudo:

A esperança 

Daquela criança 

Que queria 

Apenas a alegria

E fugir da miséria...!


Há um ano,

Eu escrevia 

O que sentia:


OS PODERES

DOS SERES,

SOBRETUDO

DAS MULHERES

NO MUNDO...!


I


O uivo

Turvo

Do povo,

Por motivo

Decisivo,

Por alvo

Não alcançado,

Por algo

Não atingido

A um longo

Período.. !


II


A fúria

Pela não vitória,

Que deixou

E condenou

A maioria

À miséria,

À penúria

Desde (os tempos da)

À independência,

Com a falsa democracia

E soberania

Da Pátria...!


III


Oxalá,

Naquela

Singela

Terra,

(Que )Venha a paz,

A tranquilidade,

O sossego,

E, consequentemente,

O desenvolvimento

E o progresso

Do país!


IV


Com as mulheres

Em peso,

No novo

Governo,

Penso

Que é desta vez,

Que o nosso país,

Tome conta do seu destino!

O novo

Governo

Terá uma missão

Fulcral,

Para que o país

Saia do subdesenvolvimento

E aposte  no progresso,

Que todos nós ansiamos,

Que todos nós anelamos!


V


Força manas,

Em maioria,

Para a alegria

Do nosso país!

Sois mães

E bem sabeis

O que é o sofrimento

Duma mãe,

Quando o filho

Não tem nada para comer!

Quando a regra geral,

É " um tiro",

Todos os dias!


VI 


Boa sorte

Aos manos

E às manas,

Para este novo desafio!

Que Deus vos abençoe

E proteja

Para o bem-estar

Da Guiné-Bissau!


(Continua)


Loures(sexta-feira, 11h 47 minutos), 05/07/2019.


                                 KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário