terça-feira, 21 de setembro de 2021

 SONHAR, 

CAMINHAR,

SE FOR PRECISO, DE CALCANHAR...


I


Em cada manhã 

Se caminha,

Se for preciso gatinhar

Ou andar de calcanhar,

Pela força

Da esperança,

Do muito querer

Do ser

E de ter,

Como o objetivo 

De servir sempre o povo...


II


A tempestade

Que impede

Os pescadores

De prosseguir

Os seus labores,

A fim de conseguir

O sustento

De cada dia

Para a alegria, 

Para o seu teto,

Para agradar

E sustentar 

Os seus familiares 

Em quaisquer lugares,

Acaba sempre por suster

E conter

O seu ímpeto

Que parecia

Infinito...


III


Em cada manhã 

Da minha 

Inatividade,

Sinto uma raiva,

Uma fúria 

Desoladora

No meu interior,

Porque eu sou aquele que sonha 

Com o pulsar dos que estão ao redor,

Como os agricultores

Que sentem ameaçados 

E preocupados

Pela intensa chuva

Que pode trazer a miséria 

Aos seus moradores.

Na TERRA.


IV


A inatividade

Do professor, 

É o contentamento

Dos alunos,

Porque assim, têm o tempo

Suficiente de se entreter

E de se divertir

À custa do sofrimento

Do seu educador

Que se relaxa,

Ausente com baixa

Contra a sua própria vontade.


V


Brevemente,

O docente

Ausente,

Virá ocupar 

O lugar

Vago nas fileiras

Do seu estabelecimento

Escolar

E colmatar

Uma das cadeiras

Deste posto

De formação

E  educação 

Basilar,

No contexto

Geral do cidadão. 


VI


O docente

Se sente

Muito triste 

Dia e noite,

Porque não contribui com a sua parte,

Com o seu conhecimento,

Para o aperfeiçoamento

E desenvolvimento

Do seu estabelecimento...


VII


Caminhar,

Sonhar 

Sem se estranhar

Das dificuldades 

E tempestades

Que pode 

Encontrar,

Que pode

Deparar,

E, sempre acreditar

Que é possível

Com muito esforço,

Firmeza 

E muito dedicação,

Porque é no sonhar

Que está a realização 

De qualquer cidadão 

Com muita ambição...!


(Continua)


BRANDOA ( terça-feira, 5:05 ), 21 de setembro de 2021.


                                       KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário