terça-feira, 21 de setembro de 2021

 CAMPANHA

ELEITORAL

EM PORTUGAL.

QUEM GANHA?


I


Na rua ,

Se arrua,

Cada 

Qual

Põe o sal

À sua medida;

Cada

Um se mede

Como pode,

Para convencer

O povo,

Com o objetivo

De vencer

As eleições

Legislstivas,

Impondo trevas

Às populações

Menos informadas

E pouco esclarecidas.


II


As ideias

Nas ruas,

Inundam

Os cartazes,

Com frases

Simples

Ou pomposas,

Ocas,

Falsas,

Com promessas

Cheias

De mentiras

Como principais

Bandeiras.


III


Assim,

Temos :

- As da Coligação PORTUGAL A FRENTE(PSD/CDS);

-As do PS,  É TEMPO DE CONFIANÇA;

- As da CDU( PCP/OS VERDES), GENTE SÉRIA;

E por fim,

Temos

- As do BE, GENTE DE VERDADE.

E tantas outras de outras

Formações políticas,

Cada qual com as suas dicas

E palavras

Que, nestas alturas,

Ofuscam

E beliscam

As vistas

Dos Portugueses

Nas suas bases.!


IV


Levar Portugal

A (para) frente,

É esta a intenção

Da Coligação,

Um horizonte

Diferente;

A CONFIANÇA

No PS,

A força

Da esperança

De Portugal

E dos Portugueses

Para ultrapassarem as crises;

A CDU, sugere que Portugal,

Deve ser governado 

Por GENTE SÉRIA;

O BE, acha que os Portugueses devem depositar confiança nos dirigentes e políticos que não mentem, que honram as suas palavras, que honram os seus compromissos, custe o que custar os problemas que a sociedade portuguesa enfrenta na atualidade.

Taco a taco, vamos assistindo campanha eleitoral, colorindo Portugal do Minho ao Algarve, até à véspera das eleições do dia 4 de Outubro do ano em curso.

É de salientar, lamentavelmente, que os dois partidos do arco da governação, PSD e PS, têm dado ênfase na questão da Segurança Social, em detrimento dos problemas prementes, reais e importantes que afligem os Portugueses neste momento, no presente, como a Educação, a Saúde, o desemprego, a emigração, a pobreza e tantas outras questões.

O povo português está num dilema( os eleitores ativos, claro):

- Confiar o seu destino nas mãos de Passos e Portas, na COLIGAÇÃO PORTUGAL A FRENTE, que duramente ofuscou e castigou os Portugueses nesses duros quatro anos de austeridade desumana, levada ao extremo, isto é, mais do que a própria Troika;

- Ou confiar, dar a oportunidade ao PS, partido que conduziu o País ao  marasmo económico e à bancarrota,  e, consequentemente, à vinda e à intervenção financeira estrangeira, mais conhecida vulgarmente por TROIKA.

O povo português apenas almeja e deseja o pão de cada dia, a sua dignidade e felicidade como povo. Cabe a cada um, a cada cidadão, exercer cabalmente o seu direito cívico e não delegar esse mesmo direito para os outros, ficando em casa, com o pretexto habitual:" Ah! São todos iguais(os políticos), são todos da mesma laia e cada um deles vai para o governo ou para a politica, apenas para defender os seus interesses próprios, defender os seus tachos ou são farinhas do mesmo saco".

Vamos todos votar no próximo dia 4 de Outubro para defender a justiça e a esperança de melhores dias! Vamos exercer os direitos da cidadania, a fim de consolidarmos a democracia, uma democracia participada, participativa e amadurecida. O  voto,  é um ato único de emancipação de cada cidadão,  o ato que o permite afirmar com toda   a convicção que" eu sou um cidadão de pleno direito e sem arrependimento e remorso no processo", isto é, um cidadão com consciência tranquila. Ainda que esteja, caro compatriota, numa situação delicada, como de desemprego como eu, vá votar no dia 4 do próximo mês. Não fique na cama, porque o tempo não volta e não  lhe perdoa.

 Estas são apenas  algumas  reflexões soltas de um cidadão comum.


        ( Por concluir - falta foto  ou faltam as fotos da campanha).


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO ( SÁBADO, 21H55 MINUTOS), 20 DE SETEMBRO DE 2015.


  KANKAMBALL ( NDO )

Sem comentários:

Enviar um comentário