SONHAR,
CAMINHAR,
SE FOR PRECISO, DE CALCANHAR...
I
Em cada manhã
Se caminha,
Se for preciso gatinhar
Ou andar de calcanhar,
Pela força
Da esperança,
Do muito querer
Do ser
E de ter,
Como o objetivo
De servir sempre o povo...
II
A tempestade
Que impede
Os pescadores
De prosseguir
Os seus labores,
A fim de conseguir
O sustento
De cada dia
Para a alegria,
Para o seu teto,
Para agradar
E sustentar
Os seus familiares
Em quaisquer lugares,
Acaba sempre por suster
E conter
O seu ímpeto
Que parecia
Infinito...
III
Em cada manhã
Da minha
Inatividade,
Sinto uma raiva,
Uma fúria
Desoladora
No meu interior,
Porque eu sou aquele que sonha
Com o pulsar dos que estão ao redor,
Como os agricultores
Que sentem ameaçados
E preocupados
Pela intensa chuva
Que pode trazer a miséria
Aos seus moradores.
Na TERRA.
IV
A inatividade
Do professor,
É o contentamento
Dos alunos,
Porque assim, têm o tempo
Suficiente de se entreter
E de se divertir
À custa do sofrimento
Do seu educador
Que se relaxa,
Ausente com baixa
Contra a sua própria vontade.
V
Brevemente,
O docente
Ausente,
Virá ocupar
O lugar
Vago nas fileiras
Do seu estabelecimento
Escolar
E colmatar
Uma das cadeiras
Deste posto
De formação
E educação
Basilar,
No contexto
Geral do cidadão.
VI
O docente
Se sente
Muito triste
Dia e noite,
Porque não contribui com a sua parte,
Com o seu conhecimento,
Para o aperfeiçoamento
E desenvolvimento
Do seu estabelecimento...
VII
Caminhar,
Sonhar
Sem se estranhar
Das dificuldades
E tempestades
Que pode
Encontrar,
Que pode
Deparar,
E, sempre acreditar
Que é possível
Com muito esforço,
Firmeza
E muito dedicação,
Porque é no sonhar
Que está a realização
De qualquer cidadão
Com muita ambição...!
(Continua)
BRANDOA ( terça-feira, 5:05 ), 21 de setembro de 2021.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário