OS PROFESSORES
CONTRATADOS,
MALTRATADOS
PELOS SEUS EMPREGADORES
Hoje,
Arranca oficialmente
O Ano Letivo 2015/2016
Em todo o território nacional.
II
Mas, na prática,
Só veremos a concretização desta realidade
Na próxima segunda-feira, dia 21 do mês corrente.
III
Como já
É habitual,
Como já
É tradicional,
Da parte de “Kambal”,
Para fazer o registo
Do acontecimento,
Dando ênfase ao assunto,
O “contratado”
“Ndo”,
Volta a atacar o dono do “feudo”
Que o aprisiona,
Que o engana
E o abandona.
IV
A felicidade
De um,
É a infelicidade
Do outro,
Querendo eu dizer
Com isso que,
O contratado
Só consegue “sorrir”
Quando, em última instância,
Quando o Ministério de Educação
Não consegue preencher
As necessidades das escolas
Com os docentes de quadro,
Que por razões várias,
Estão impossibilitados
De se apresentar nas respetivas escolas de efetivação ou de QZP.
V
O “contratado”
É chamado
Para preencher o vácuo,
O vazio
Deixado
Por colega que já tem lugar garantido,
Aposentado,
Adoentado
Ou por aquela colega com a gravidez de risco ou amamentando.
VI
Sai-lhe então, a sorte
Grande de (em) “sorrir”
Momentaneamente,
Por um período
Incerto,
Por um horário
Incompleto,
Para receber um salário
Irrisório,
Um emprego precário!
VII
Os professores
Contratados
São maltratados
Pelos seus empregadores,
Para não dizer, humilhados
Na sua dignidade,
Na sua individualidade.
Aliás, eu preferia
Que nos chamassem
Simplesmente de “contratados”,
(para não denegrir, diria mesmo, blasfemar a palavra “professor”)
Os “necessitados”,
Os que tapam os buracos,
Os furos
De pneus dos carros.
VIII
Que incentivos,
Que estímulos,
Que motivações
Deverão
Ter os “contratados”
No desempenho das suas funções,
Se não reúnem condições
Essenciais,
E fundamentais
Para olhar
Olho nos olhos,
Para os seus alunos,
Para olhar,
Olho nos olhos,
Para os seus colegas,
Professores de quadro?
IX
As suas personalidades
São afetdas
Pelas instabilidades
Das suas vidas,
Pois, não têm louros
Para o futuro dos seus filhos;
Não têm planos,
Nem tão pouco destinos,
Porque os sucessivos governos
Não têm sido capazes
De os fazer felizes!
X
“Contratados”
Que já exercem as suas funções docentes há mais de 5, 10, 15, 20, 25 ou mais anos,
Vivem apoquentados
Pelos infortúnios encontrados.
Eu, “Ndo”,
Vou indo
Na “casa”dos 25 (vinte e cinco) anos,
E sempre “contratado”!!!
Caros colegas
“Contratados”,
Um abraço forte.
Força,
Coragem,
Determinação
E esperança,
Enquanto tiverem saúde!
PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (ODIVELAS- 3ª FEIRA- 12H 35 MINUTOS), 15 DE SETEMBRO DE 2015.
KANKAMBALL ( NDO )

Sem comentários:
Enviar um comentário