quarta-feira, 15 de setembro de 2021

 OS PROFESSORES

CONTRATADOS,

MALTRATADOS 

PELOS SEUS EMPREGADORES


Hoje,

Arranca oficialmente

O Ano Letivo 2015/2016

Em todo o território nacional.


II


Mas, na prática,

Só veremos a concretização desta realidade

Na próxima segunda-feira, dia 21 do mês corrente.


III


Como já

É habitual,

Como já

É tradicional,

Da parte de “Kambal”,

Para fazer o registo 

Do acontecimento,

Dando ênfase ao assunto,

O “contratado”

“Ndo”,

Volta a atacar o dono do “feudo”

Que o aprisiona,

Que o engana

E o abandona.


IV


A felicidade

De um,

É a infelicidade

Do outro,

Querendo eu dizer 

Com isso que,

O contratado

Só consegue “sorrir”

Quando, em última instância,

Quando o Ministério de Educação

Não consegue preencher

As necessidades das escolas

Com os docentes de quadro,

Que por razões várias,

Estão impossibilitados 

De se apresentar nas respetivas escolas de efetivação ou de QZP.


V

O “contratado”

É chamado

Para preencher o vácuo,

O vazio

Deixado

Por colega que já tem lugar garantido,

Aposentado,

Adoentado

Ou por aquela colega com a gravidez de risco ou  amamentando.


VI


Sai-lhe então, a sorte 

Grande de (em) “sorrir”

Momentaneamente,

Por um período

Incerto,

Por um horário

Incompleto,

Para receber um salário

Irrisório,

Um emprego precário!


 VII


Os professores

Contratados

São maltratados

Pelos seus empregadores,

Para não dizer, humilhados 

Na sua dignidade,

Na sua individualidade.

Aliás, eu preferia 

Que nos chamassem 

Simplesmente de “contratados”,

(para não denegrir, diria mesmo, blasfemar a palavra “professor”)

Os “necessitados”,

Os que tapam os buracos,

Os furos

De pneus dos carros.


VIII


Que incentivos,

Que estímulos,

Que motivações 

Deverão

Ter os “contratados”

No desempenho das suas funções,

Se não reúnem condições

Essenciais,

E fundamentais

Para olhar

Olho nos olhos,

Para os seus alunos,

Para olhar,

Olho nos olhos,

Para os seus colegas,

Professores de quadro?


IX

As suas personalidades

São afetdas

Pelas instabilidades

Das suas vidas,

Pois, não têm louros

Para o futuro dos seus filhos;

Não têm planos,

Nem tão pouco destinos,

Porque os sucessivos governos

Não têm sido capazes

De os fazer felizes!


X


“Contratados” 

Que já exercem as suas funções docentes há mais de 5, 10, 15, 20, 25 ou mais anos,

Vivem apoquentados

Pelos infortúnios encontrados.

Eu, “Ndo”,

Vou indo

Na “casa”dos 25 (vinte e cinco) anos,

E sempre “contratado”!!!

Caros colegas

“Contratados”,

Um abraço forte.

Força,

Coragem,

Determinação

E esperança,

Enquanto tiverem saúde!


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO (ODIVELAS- 3ª FEIRA- 12H 35 MINUTOS), 15 DE SETEMBRO DE 2015.


                                                            KANKAMBALL ( NDO )

Sem comentários:

Enviar um comentário