A RAINHA
BELANTE,
COM NHANHA
NAQUELE MONTE...!
I
A Rainha
Belante
Ostentando luxuosamente,
Acompanhada pela sua confidente
Nora,
Nhanha,
Naquele monte,
Naquela
Lala,
Onde Khalifane
Ensinou M,nth Brene
Na cultura,
Na lavoura
Da mancarra,
Desbravando ano
Após ano,
A agreste
Floresta,
A sagrada mata...
II
Já lá vão anos,
Décadas,
Séculos,
Os humanos
Pugnavam pelas suas vidas,
Nos solos
Bem arrigáveis,
Bem férteis
Que davam sustentos,
Alimentos
A vários agrupamentos,
Coletividades
E comunidades
No Sul da Guiné-Bissau...
III
Ninguém,
Nenhum homem
Da minha origem,
Da minha linhagem,
Teve a coragem
De me descrever a paisagem
Daquela paragem
Onde nasceram,
Onde creseram,
Viveram,
Trabalharam
Àqueles que legaram
O passado
Do NDO...
IV
Lanchas
E lanchas
Carregadas
De mancarra,
Rumando
Em direção
À capital dos Arquipélagos
Dos Bijagós,
Ostentando
A bandeira
De Khalifane
Ou de Farã Matos,
Conhecido
Simplesmente
De M,nth Brene...
V
Veio a guerra,
A guerra
Colonial
E tudo
Parou,
Tudo
Se estagnou,
Tudo
Mudou
O panorama
Da minha Bolama,
Que, felizmente,
Corajosamente,
Alguém
Contestou,
Enfrentou
De forma veemente,
Liderou
A Luta de Libertação
Nacional,
Para que a nação
Seja firmada!
Foi graças à lufada
Do camarada
Amilcar Cabral,
O genial
Combatente
Da Liberdade
Da Pátria,
Aquele que, com muita honra
E dignidade
Nos deu a alegria
De termos hoje, um país independente,
Chamado GUINÉ-BISSAU!
(Continua)
Brandoa(Amadora, sexta-feira, 01:36), 04 de setembro de 2021.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário