quinta-feira, 9 de setembro de 2021

 UTHOQUE

THI CÔR

BABOQUE,

THI UTHIACOR...!


I


A reminiscência

Da infância,

Da adolescência,

Ainda

Que longe

Da face,

Ainda

Permanece​

Na consciência

Deste sujeito

Já adulto,

Vivendo já na fase

Da velhice.


II


Ainda

Tenho de cor

Os momentos

Remotos,

Passados,

Vividos,

Toda

A minha estada

Em UTHIACOR !


III


Oh! Que felicidade

Que a divindade

Ainda

Me concede

A oportunidade

Na vida,

De ainda

Recordar,

Lembrar

As doces

Fases,

Felizes

No(Do) meu país,

Onde, também, viveram os meus pais!


IV


Oh! Uthiacor,

Trazes-me  a recordação,

A memória

De tanta alegria

No meu coração!:


Bandjumpor,

Côr,

Utchai Bedjame,

Plemp (Plump),

Pepantar(Pupantar),

A Escola Primária de Uthiacor,

Mangas de Tchilu),

Mangas de Umpefelim(Umpifilim- pai di Diminga- " minha mãe"),

Petchiman,

Granja do"  Caio",

Becucuth(Bucucuth),

Becul(Bucul),

Karronkan,

Catacumba,

Betâme,

Pedingulu,

Lompath,

Biatchan,

Pandim,

Begudjan,

Babanda,

Utcunhe,

Kanoa,

Katchobar,

Beniche,

Tchulame,

Badjopi,

Tâme,

Canhobe,

Tempo de " batutche",

Tempo de " cacadju",

Tempo de Cadjar",

Tempo de"babelanth"(busca do resto de mancarra),

Tempo de" uthoque",

Etc,

Etc...


Amigos (àqueles que conhecem Baboque), ajudem-me a recordar Baboque, Canchungo)


(To be continued)


Strada Outlet (Patameiras, Odivelas), 10/9/2017.


                      KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário