AI NHA GUINÉ!!!...
I
Depois do 25 de Abril
De 1974, a criança
Nunca mais
Soube o que é uma esperança
De e para ser feliz
No seu país,
Pais
De Cabral!
II
Como posso
Comprometer-me
Em meu nome,
Com o progresso
E desenvolvimento
Da minha terra?!
Acabou a guerra,
Mas não temos a paz,
Sobretudo no mandato
Do sr José Mário Vaz
E de outros autores,
D,outros abutres,
D,outros ditadores...!!!
III
Tenho muita pena
E veementemente,
Alguém condena,
O que cada vez
Mais acontece
Com a crise
Permanente
Na minha nené
Guiné,
Na minha " mamé"
Guiné,
Que não cresce
E sempre permanece
Bebé!!!
IV
Estamos condenados eternamente
No nosso continente!
E eu pergunto: que pungente
A sorte
Nossa na África Ocidental!
A nossa independência
Foi acidental,
Depois de um longo
Período
Colonial?!
V
Cada indivíduo
Faz um esforço
Árduo
Com o reforço
De participação
Individual,
Como cidadão
Consciente e responsável...
VI
Mais uma vez,
A queda do governo
Do sr. Aristides
Gomes,
A pouco menos de um mês,
Das eleições presidenciais !
Que destino
Para os atuais
Dirigentes
De altas patentes
Do PAIGC,
Vencedor das últimas eleições
Legeslativas
De dez
De março,
Do ano em curso?!!!
VII
Estou muito preocupado,
Muito apreensivo
Com os últimos
Acontecimentos
Na minha querida terra!
VIII
Porquê,
Minha querida
GUINÉ,
Com esta nova
Queda?!
Qual a perspetiva,
A nova
Hipótese
Para o guineense???!!!
IX
Com a minha ignorância
No assunto,
Para não dizer, patifaria,
Eu queria
Que alguém
Me esclarecesse
Os pormenores
Que originaram o decreto
Presidencial
E provocaram mais
Uma outra
Crise
Na minha terra,
No meu país .
X
A GUINÉ
Está outra vez
A ser atirada
Para o abismo
E tornar-se num barril
De pólvora,
Pois os atores
Políticos voltam a confrontar-se
Em ação bélica,
E, consequentemente,
Provoca
Uma nova crise.
XI
Só com o dalogo,
O entendimento,
A diplomacia,
Podemos construir a democracia,
A paz
E a estabilidade
No nosso país!
Ninguém
Tem
O direito
De pôr em perigo
A integridade pessoal,
Individual
E coletiva!!!
Respeitemos a soberania
Popular!!!
Espero que haja uma convivência
Salutar!
Não ao poder ditatorial
De quem
Detém
O poder Executivo,
Legislativo
Ou judicial!
Eu como cidadão,
Exijo o cumprimento integral
Da Constituição!!!
Continua
Aeqb(TERÇA-FEIRA, 14h18 minutos), 29/10/2019.
(KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário