quinta-feira, 28 de outubro de 2021

 AI NHA GUINÉ!!!...



Depois do 25 de Abril

De 1974, a criança 

Nunca mais 

Soube o que é  uma esperança

De e para ser feliz

No seu país,

Pais

De Cabral!


II


Como posso 

Comprometer-me 

Em meu nome,

Com o progresso 

E desenvolvimento

Da minha terra?!

Acabou a guerra,

Mas não temos a paz,

Sobretudo no mandato

Do sr José Mário Vaz

E de outros autores,

D,outros abutres,

D,outros ditadores...!!!


III


Tenho muita pena

E veementemente,

Alguém condena,

O que cada vez 

Mais  acontece

Com a crise 

Permanente

Na minha nené

Guiné,

Na minha " mamé"

Guiné,

Que não  cresce

E sempre permanece 

Bebé!!!


IV


Estamos condenados eternamente

No nosso continente!

E eu pergunto: que pungente

A sorte 

Nossa na África Ocidental!

A nossa independência 

Foi acidental,

Depois de um longo 

Período 

Colonial?!


V


Cada indivíduo 

Faz um esforço 

Árduo 

Com o reforço

De participação 

Individual,

Como cidadão 

Consciente e responsável...


VI


Mais uma vez,

A queda do governo

Do sr. Aristides 

Gomes,

A pouco menos de  um mês,

Das eleições presidenciais !

Que destino 

Para os atuais 

Dirigentes

De altas patentes

Do PAIGC,

Vencedor das últimas eleições 

Legeslativas

De dez

De março,

Do ano em curso?!!!


VII


Estou muito preocupado,

Muito apreensivo

Com os últimos 

Acontecimentos 

Na minha querida terra!


VIII


Porquê, 

Minha querida 

GUINÉ,

Com esta nova 

Queda?!

Qual a perspetiva,

A nova

Hipótese 

Para o guineense???!!!


IX


Com a minha ignorância

No assunto,

Para não  dizer, patifaria,

Eu queria

Que alguém 

Me esclarecesse

Os pormenores

Que originaram o decreto

Presidencial

E provocaram mais

Uma outra 

Crise 

Na minha terra,

No meu país .


X


A GUINÉ 

Está outra vez 

A ser atirada

Para o abismo

E tornar-se num barril

De pólvora,

Pois os atores 

Políticos  voltam a confrontar-se

Em ação bélica,

E, consequentemente,

Provoca

Uma nova crise.


XI


Só com o dalogo,

O entendimento,

A diplomacia,

Podemos construir a democracia,

A paz 

E a estabilidade

No nosso país!

Ninguém  

Tem

 O direito

De pôr em perigo

A integridade pessoal,

Individual

E coletiva!!!

Respeitemos a soberania

Popular!!!

Espero que haja uma convivência 

Salutar!

Não ao poder ditatorial

De quem 

Detém 

O poder Executivo,

Legislativo

Ou judicial!

Eu como cidadão,

Exijo o cumprimento integral

Da Constituição!!!


Continua


Aeqb(TERÇA-FEIRA,  14h18 minutos), 29/10/2019.


                (KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário