O TAMBOR
DE BADJUMPÔR
EM UTIACOR,
NÃO ME DEIXA
EM NENHUMA FAIXA
DE ÓDIO E RANCOR,
MAS SIM NA DO AMOR...
I
O amor
Fecundado
Em Bolama,
Em Peludo,
Em Uthiacor,
Sobretudo
No lago
Fecundo
Do Bandjumpor,
Amadurecido
Na cidade Museu
De Évora,
Petmite-te amálgamar
E amar,
Sem demogogia,
A todos os que estão ao meu redor,
Sem distinção de cor,
Religião,
Crença,
Raça,
Credo,
Ideologia,
Com confiança
E sem desconfiança,
Porque amigo
Que guarda no âmago,
Amigo
Do meu amigo...
II
Em cada
Manhã,
Rezo
Em consciência,
Porque não sou um fanático
Católico,
Mas venero
A pessoa humana
Acima de tudo,
Sem hipocrisia,
Que cada sonho
Encontre o seu caminho,
Que se realize,
Que se concretize,
Desde que cada
Um,
Em lugar algum,
Tenha
Alvo
A atingir,
Conseguir
Um objetivo,
Atempadamente definido
E traçado.
III
O desiderato
Proposto,
Um projeto
Concreto
Sem vacilação,
Oscilação
E sem hesitação,
Uma meta com orientação Determinação
Com voragem
E coragem
No sentido da prossecução
Duma dada direção
Com a intenção
De alcançar a outra margem,
A ponto...
Mesmo que seja recondito.
IV
Cada Dia
De outubro,
Procuro
Um livro
E, cada página que abro,
Encontro
Num perímetro
Do seu mastro,
O poro
Do outro
Que me deu o coro,
Que me deu o tesouro,
A misericórdia
De estar vivo
Na vida que eu levo,
Um homem livre
Alegre,
De não viver como escravo,
Senão do meu próprio povo...
V
O mês
De Outubro
Que me fez,
Também me prende
Me encosta à parede,
Porque me exige a responsabilidade,
A obrigatoriedade,
A ombreadade,
A fidelidade
Tendente
Referente
À data do meu nascimento,
Do meu rebento
Como "puto"
E como sujeito,
Numa palavra, o reconhecimento. ..
VI
Eu, como o homem
Da linhagem
De "bantumbi",
Desde muito
Novato,
Desde
Muito
Novo,
Me apercebi
Que a complexa
Ascendência,
A complexa
Descendência,
Obriga a cada um,
Em cada faixa
Etária,
Um esforço algum
E assumir a responsabilidade
Desde
A tenra idade,
E, cada um,
Assume
Na plenitude,
Este grande nome...
(Continua)
Brandoa ( Amadora, terça-feira, 00:40), 19 de outubro de 2021.
KK (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário