A PARÁBOLA
DA FÁBULA
NA MINHA LALA....
I
Centrífugo
Amigo,
Que eu rogo
O sossego
Na circunscrição
Da povoação,
Que afasto
E evito
A descrição,
Para que não haja o perigo
Da rebelião,
Que possa engendrar,
Originar
E provocar
A repressão,
Para não exagerar,
E empregar
A expressão,
De modo geral,
A Revolução
Total...
II
Músico
Mítico,
Rústico,
Lunático,
Fanático
Manjaco,
Que se aproxima,
Um pouco
Do maluco,
Quando perdidamente,
Ama
Uma
Adolescente,
Que vive
Nos arredores,
Precisamente
Em Binar,
Por
Tanto
Acenar
Sinal de amor,
E enferma
A paixão
Da sua alma,
Do seu coração,
Que simplesmente
Se chama
Mariama,
Padecendo
De muitas dores
E sofrimento
No seu peito,
Que tanto
Comove
A qualquer
Ser...!
III
A procissão
Para o cortejo
Do beijo
Que toda a povoação
Assiste
Solenemente,
Silenciosamente,
Religiosamente,
Algo nunca visto
No resto
Do conjunto
Feito
No concelho perto
Há muitos
E muitos
Séculos
E que deixa muitos
Perplexos e incrédulos
Pelo fenômeno
Humano...
IV
Forma -se
A comissão
Que têm como missão
Organizar o evento
Mais esperado
Na zona,
De tantas etnias,
Balantas,
Mancamhas,
Djolas,
Fulas,
Mandingas,
Principes
Fulupes,
Manjacos,
Povos
De vários
Credos
E crenças...
(Continua)
BRANDOA (AMADORA, quinta-feira, 04:23), 21 De outubro de 2021.
Ka- KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário