SOMOS UM EXEMPLO
DE PAÍS DUPLO...!
I
Em nenhuma
Parte,
Existe
Um programa
De exemplo
Duplo,
Como o que se verifica
Atualmente
Na nossa República,
República
Da Guiné-Bissau,
De ou com cara de pau...!
II
PAÍS
De raíz,
País
Matriz,
De dois governos,
Dois donos,
Dois primeiros
Ministros,
Ministérios
Duplos
Sem mistérios
De coabitação
De instiruiçao
Para
Com outra
Instituição,
Na organização
E gestão
Da coisa pública,
Pois em tudo
Se entronca
E nada nos choca,
Porque tudo
É normal
Na nossa terra natal,
Mesmo que seja grave
E fatal,
É para nós, suave...!
III
Tenho
Pejo
Do que vejo:
E oiço:
Que o nosso sonho
Se desmorona,
Um falhanço
Em cada esquina,
Dia,
Após dia!
Jogos
Duplos,
Pupilos
E estrategos
Credenciados,
Para não dizer, viciados
Nos enigmas
E sistemas..!
IV
Jogos
De gatos
E ratos,
De lobos
E lebres,
Que nos contavam
Os nossos avôs
Nos ou em "djambarens",
Nas noites de luar,
Ou das canções de embalar
Que as nossas avós
Nos cantavam...!
V
Tempos
Já remotos,
Em terras distantes,
Em montes
Longínquos,
De indivíduos
Iníquos
Nos seus campos
Recheados
De conjuntos
Esverdeados
Prontos
Para saciar
Como manjar...!
VI
O bolo
Que causa o duelo,
Que torna o pais duplo,
Que eu também anelo,
Que faço apelo
Para que haja o zelo,
Para que haja o controlo
Na distribuição do farelo
E trevo,
De modo equitativo
E pleno,
Para o suíno
Ainda pequenino...
VII
Como será o jogo,
A distribuiçao das cartas,
Do baralho,
De forma a não pôr em perigo
A integridade
Fisica e a liberdade
Dos cidadãos?
Qual será o papel dos militares
Na manutenção
Da ordem pública?
Estarão
Equidistantes
E sem se imiscuirem nas esferas
Políticas?
E o poder judicial/judiciário,
Não terá
Nenhuma palavra?
Não haverá interferência?
VIII
Estas são as minhas reflexões,
As minhas preocupações
Concernentes à situação enigmática
Da minha República...!
(Continua)
Brandoa(Amadora, SEXTA-FEIRA, 05h39 minutos), 01 de novembro de 2019.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário