A TRADIÇÃO
QUE ENRIQUECE
A CIVILIZAÇÃO,
QUE ENGRANDECE
QUAQULER NAÇÃO
QUE REFUTA A ALIENAÇÃO...!
I
A cultura
Da nossa terra,
O orgulho
De qualquer filho,
Não importa
A raça,
A etnia,
Pois, é o valor
Inestimável,
Inquestionável
Do amor
Que nos incute
Na mente,
A ferramenta
Que nos cimenta
Com dignidade,
Na liberdade
Na integridade
De um povo...!
II
Só não sente
O deleite
Proveniente
Desta grande fonte,
Àquele que não é filho de boa gente
Ou aquele que não o apetite
Da sua gente...!!!
III
Há pessoas
Que têm complexo
Da sua origem,
Da sua proveniência,
De falarem da sua família,
Para não falar de raça,
Como comummente
Se diz na Guiné,
E se gabam
De serem
De "praça "
De "upath praça"(1).
Eu não as culpo,
Porque viveram
O período
De ocupação
Estrangeira
Na nossa terra,
Com a" lavagem
Cerebral "
Do indígena",
De "gintões",
De civilizados
Alienação
Cultural...!
Que "domage"!!!
IV
Ninguém
É ninguém,
Mais que ninguém
E que só ele,
Tem,
Ou veste a pele
De alguém. ..
V
O "bárbaro"
É, foi feito de barro,
Diferente
Do romano,
Que fala
O latim;
É um estrangeiro,
Feito d,outro feitio,
D,outro
Calibre,
D,outra massa,
D,outra argamassa,
Mas mesmo assim,
Não significa ser gentio,
Selvagem,
Grosseiro
Rude,
Silvestre,
Sem modos...!
:"Todos
Diferentes,
Todos
Iguais"!!!
VI
A cultura
Nos define,
Nos identifica
Com uma originalidade,
Uma autenticidade,
Esprcificidade,
Uma característica
Genuina,
Própria. ..!
VII
Valorizemo-la
Como uma coisa
Preciosa,
Como uma pérola
Que carregamos,
Que transportamos
Na mochila
Ou guardamos
Na nossa mala!!!...
1. Meninos de praça, os civilizados.
(Por desenvolver)
BRANDOA ( Amadora, 21:20, quarta -feira), 17 de outubro de 2021.
KK( (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário