VINTE ANOS
DEPOIS DA REVOLUÇÃO DE ANSUMANE
MANÉ
NA GUINÉ...!
I
Dois amigos
De tempos
Longos,
Tornaram-se
Inimigos
E instalou-se
A crise
Na sociedade guineense!
II
Porquê
Esta guerra
Inglória
Entre dois irmãos
Que, lado
A lado,
Combateram,
Lutaram
Nas matas
Contra os colonialistas
Portugueses?!
III
Na nossa terra,
Guiné,
Deflagrou-se a guerra
Entre " Nino" Vieira
E Ansumane
Mané,
Em 7 de Junho de 1998!!!
IV
Esta guerra fraticida,
Desencadeada
Exclusivamente
Em "Bissauzinho",
Teve consequências
Sociais
Nefastas!
V
O que ganhou o nosso país
Com esta guerra?
Depois dela, apenas o caos se instalou !
A instabilidade política instalou-se quase que definidamente, até hoje!
O País nunca mais conheceu a estabilidade política e a paz!
Vigorou-se uma autêntica desagregação do aparelho de Estado e, consequentemente, a corrupção generalizada, o nepotismo, o clientelismo, numa só palavra, a debandada total!
Vinte anos de sucessivos golpes de estado, assassinatos, intrigas, mexericos, etc, etc.!
O erário público, desvairou-se em virtude de clima de clientelismo e de interesses pessoais nas consciências de atores políticos guineenses que semearam crises cíclicas, para não dizer, crónicas!
Agora, é tempo e a hora de fazer contas à vida com a maioridade desta triste efeméride! Reflexão profunda sobre o nosso porvir!
O povo heróico da Guiné, merece a paz, a tranquilidade e a felicidade!
(Continua)
Amadora( quinta-feira, 5h20m),
07 de junho de 2018.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário