terça-feira, 15 de junho de 2021

 VINTE ANOS

DEPOIS DA REVOLUÇÃO DE ANSUMANE

MANÉ

NA GUINÉ...!


I


Dois amigos

De tempos

Longos,

Tornaram-se

Inimigos

E instalou-se

A crise

Na sociedade guineense!


II


Porquê

Esta guerra

Inglória

Entre dois irmãos

Que, lado

A lado,

Combateram,

Lutaram

Nas matas

Contra os colonialistas

Portugueses?!


III


Na nossa terra,

Guiné,

Deflagrou-se a guerra

Entre " Nino" Vieira

E Ansumane

Mané,

Em 7 de Junho de 1998!!!


IV


Esta guerra fraticida,

Desencadeada

Exclusivamente

Em "Bissauzinho",

Teve consequências

Sociais

Nefastas!


V


O que ganhou o nosso país

Com esta guerra?

Depois dela, apenas o caos se instalou !

A instabilidade política instalou-se quase que definidamente, até hoje!

O País nunca mais conheceu a estabilidade política e a paz!

Vigorou-se uma autêntica desagregação do aparelho de Estado e, consequentemente, a corrupção generalizada, o nepotismo, o clientelismo, numa só palavra, a debandada total!

Vinte anos de sucessivos golpes de estado, assassinatos, intrigas, mexericos, etc, etc.!

O erário público, desvairou-se em virtude de clima de clientelismo e de interesses pessoais nas consciências de atores políticos guineenses que semearam crises cíclicas, para não dizer, crónicas!

Agora, é tempo e a hora de fazer contas à vida com a maioridade desta triste efeméride! Reflexão profunda sobre o nosso porvir!

O povo heróico da Guiné, merece a paz, a tranquilidade e a felicidade!


(Continua)


Amadora( quinta-feira, 5h20m), 

07 de junho de 2018.


           KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário