terça-feira, 15 de junho de 2021

 M,BÉ!

PABIA DI QUÊ,

ÉS FINCA PÉ

NA GUINÉ?!...


I


Anta i quê

Ku na passa

Mais(mass)

Na Guiné,

Naquil terra,

Naquil país

KU djintis ka ta descansa

(De) Tchora?!


II


Eleições

Facidu

Pa cudji

Representantis

Dia pobo

Na Parlamento

Há quase

Três

Meses!


III


Até

Aós,

Governo

Ka formado,

Primeiro

Ministro

Ka empossado!

Anta i quê

Nha djintis,

Nha governantis,

Nha dirigentis?!...


IV


Ta intchi

Boca(s)

Ku palabra

'"Pobo",

Ma bô

Ka ta

Faci

Quil qui pobo

Misti;

Ta

Disquici

Pobo!

Ta

Luta

Pa bô

Mesa,

Pa bô

Tatchu!


VI


Pa bia

Di "mesa",

Desgraça

Utru mesa,

Utru fugog,

Nada ka na iardi!

Tudu paga,

Pa bia 

Di bô

Interesse

Pessoal!

Guineense

Continua na crise!!!


VII


Eu não me canso, 

De pedir o consenso

A classe

Política

Guineense,

A fim de ultrapassar a crise,

Já crónica,

Que abala,

Que assola

O nosso país,

A nossa Guiné amada,

Há mais 

De uma década!!!


VIII


Porquê

Essa praga

Que não larga

A nossa Guiné?

Não temos o direito

De sorrir,

De evoluir,

De abraçar o desenvolvimento

Como outros povos

Noutros cantos

Do mundo?


IX


Ninguém

Se abdica,

Ninguém

Se sacrifica

Para que a nossa Guiné

Encontre 

O verdadeiro

Caminho

Do futuro,

O sonho

Que cabe a cada povo,

O objetivo

Decisivo

Para a prosperidade

E felicidade?!


X


A Declaração dos Direitos

Do Homem,

Hoje,

Ainda está longe

Nos horizontes

Das nossas gentes?!!!

Os vendavais,

Os ideais

Dos iluministas

Do século XVIII,

Ainda constituem

Miragem

Para os meus compatriotas,

Ainda mergulhados,

Afundados

No obscurantismo,

Nas novas

Trevas

Do obscurantismo,

E gostaria,

Conduzidos

Pelo nepotismo

E pelo egoismo?!!!


XI


Oh! A minha alma

É a vítima

Da desgraça

Da terra

Da minha nascença,

Sobretudo

Quando 

Alguém

Chora 

Por aquilo que não tem

E eu não posso dar,

Não posso ajudar!


CONTINUA...


ESPAN (ESCOLA SECUNDÁRIA PADRE ALBERTO NETO, SEGUNDA-FEIRA, 13h23minutos), 03/06/2019.


                                                KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário