M,BÉ!
PABIA DI QUÊ,
ÉS FINCA PÉ
NA GUINÉ?!...
I
Anta i quê
Ku na passa
Mais(mass)
Na Guiné,
Naquil terra,
Naquil país
KU djintis ka ta descansa
(De) Tchora?!
II
Eleições
Facidu
Pa cudji
Representantis
Dia pobo
Na Parlamento
Há quase
Três
Meses!
III
Até
Aós,
Governo
Ka formado,
Primeiro
Ministro
Ka empossado!
Anta i quê
Nha djintis,
Nha governantis,
Nha dirigentis?!...
IV
Bô
Ta intchi
Bô
Boca(s)
Ku palabra
'"Pobo",
Ma bô
Ka ta
Faci
Quil qui pobo
Misti;
Bô
Ta
Disquici
Pobo!
Bô
Ta
Luta
Pa bô
Mesa,
Pa bô
Tatchu!
VI
Pa bia
Di "mesa",
Bô
Desgraça
Utru mesa,
Utru fugog,
Nada ka na iardi!
Tudu paga,
Pa bia
Di bô
Interesse
Pessoal!
Guineense
Continua na crise!!!
VII
Eu não me canso,
De pedir o consenso
A classe
Política
Guineense,
A fim de ultrapassar a crise,
Já crónica,
Que abala,
Que assola
O nosso país,
A nossa Guiné amada,
Há mais
De uma década!!!
VIII
Porquê
Essa praga
Que não larga
A nossa Guiné?
Não temos o direito
De sorrir,
De evoluir,
De abraçar o desenvolvimento
Como outros povos
Noutros cantos
Do mundo?
IX
Ninguém
Se abdica,
Ninguém
Se sacrifica
Para que a nossa Guiné
Encontre
O verdadeiro
Caminho
Do futuro,
O sonho
Que cabe a cada povo,
O objetivo
Decisivo
Para a prosperidade
E felicidade?!
X
A Declaração dos Direitos
Do Homem,
Hoje,
Ainda está longe
Nos horizontes
Das nossas gentes?!!!
Os vendavais,
Os ideais
Dos iluministas
Do século XVIII,
Ainda constituem
Miragem
Para os meus compatriotas,
Ainda mergulhados,
Afundados
No obscurantismo,
Nas novas
Trevas
Do obscurantismo,
E gostaria,
Conduzidos
Pelo nepotismo
E pelo egoismo?!!!
XI
Oh! A minha alma
É a vítima
Da desgraça
Da terra
Da minha nascença,
Sobretudo
Quando
Alguém
Chora
Por aquilo que não tem
E eu não posso dar,
Não posso ajudar!
CONTINUA...
ESPAN (ESCOLA SECUNDÁRIA PADRE ALBERTO NETO, SEGUNDA-FEIRA, 13h23minutos), 03/06/2019.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário