segunda-feira, 7 de junho de 2021

 A POESIA


I


A poesia,

É o delirar,

É o olhar

O (Para) que em nós está a brilhar,

O que está a fervilhar;

É o indagar

Sobre o que estamos  a fazer,

No nosso viver,

No nosso conviver,

Mergulhar  no nosso Consciente;

É dar 

A nossa mente

A força de continuar 

A sonhar

Com coisas melhores

Ao nosso redor,

Como o amor

Nas coisas que se faz,

Na paz

Universal,

Mundial,;

É pensar 

Em como mudar

As condições 

Das nossas populações;

Poesia

É o moldar

A nossa maneira

Coletiva,

Individual

De sentir,

De pensar,

De estar,

De agir

Perante a realidade,

A sociedade

Em que estamos inseridos;

A poesia

É a melodia

De cada dia,

Olhando para a democracia

Que praticamos,

Para a cidadania

Que exercemos

O modo como atuamos

Diariamente,

De forma consciente

Ou inconsciente;

A poesia

É tudo o que  alivia

O nosso interior

Da pressão exterior;

É tudo 

O que esvazia

O nosso stress,

Pautando-

-Nos com ou de energia

Positiva,

Potenciando-

-Nos com a perícia

E inteligência

Robusta

E ativa

Para a luta

Que nos bate a porta

Em cada dia;


II


A POESIA,

É a emancipação 

Do nosso coração

Face as coisas

Mais nobres,

Mais sublimes,

Mais belas

E úteis da  Natureza

Da Humanidade!


III


A POESIA,

É a procura

Incessante

Da nossa individualidade

Intrínseca,

O fermento

Do nosso intelecto

Para o entendimento 

Do sujeito 

Quanto

Ao que não entende,

Percebe,

Compreende,

Não sabe

Senão

No seu encontro

Com o outro,

Na sua colaboração

Com o outro,

Senão 

Na união

Com o outro!...    


5/5/2018.

                     Kk

Sem comentários:

Enviar um comentário