...NHA POVO N,DESSAN...!
"Povo de Guiné nunca i ka na iabre udju! PAIGC maltrata i mata manga di djintis desde qui i sai di matu! Mas, mesmu assim, i ten manga di djintis que continua na limbi si pé! Ai Deus! Tiranu ness catiberastu(catiberasku?!) Povo cansa, ma i Ka si bi kuma ki ipudi liberta di si carrascu! Tiranu das trevas, do misticismo, do fanatismo, do obscurantismo, da ignorância...!
Até aós, nô djintis..."
...Que remédio! Estamos condenados ao PAIGC! Alucinados! Cegos! Não existe outro projeto alternativo! Condenados a comer " bagus" do PAIGC ao longo de 45 anos! Lavagem mental!
...É isso mesmo: mudar de mentalidade! Não continuar eternamente a acreditar,, a venerar os charlatães que continuam a profanar as palavras de Cabral! Estamos para ver, se Deus quiser! "Ver para crer' Tantos outros bem intencionados, mas que as suas ações foram malogros, decepções, desilusões! É verdade que o Engenheiro DSP sozinho, não consegue erguer Guiné, tirá-la do fosso, do lodo! Mas os interesses instalados voltam a cruzar no mesmo: o nepotismo, o amiguismo, o compadrio! Os interesses públicos estão no plano secundário, isto é, existe a confusão, a mescla entre o privado e o público. O "salvador" da Pátria de Cabral, o tal visionário DSP, chegará no próximo dia dez do corrente mês e nos liberará da pegada imunda do PAIGC?! O visionário nos resgatará da escravidão do PAIGC?! As mortes, as matanças, as valas comuns, os assassinatos noturnos cessarão?! A justiça será feita e ninguém estará imune à ela(a justiça), haverá a separação de poderes?! O PAIGC RENOVADO, um PAIGC com um traje novo, imparcial?
A política na Guiné é, infelizmente, a defesa do tacho! A educação, a saúde, na Guiné, estão a degradar-se dia após dia! Os jovens não beneficiam de educação, de saúde dignamente! Os que estão no poder, não se preocupam com a escola pública, porque os seus filhos estão na escola portuguesa, nas escolas privadas ou vão estudar no estrangeiro! Os filhos de N,toni, de Manesim, de Fodé, de M,bundé ou de M,famará,do "Zé ninguém", estão condenados e muitos acabam por enveredar na marginalidade, na delinquência! Que pena! O meu povo "n,dessan"! Um bom domingo para todos!
03/03/2019.
NDO

Sem comentários:
Enviar um comentário