terça-feira, 15 de junho de 2021

 A PRENDA

QUE SE DÁ

A CADA 

CAMARADA

DA" COWBOYADA"


I


Só na Guiné

É que se  vê

E se assiste

A este 

Tipo de fenómeno,

Este 

Roubo

Ao povo !


IV


A boca

Anseia

O pão

Para matar a fome;

A água,

A luz,

Hospitais,

Ambulâncias

Para transporte 

De doentes,

Escolas,

Para melhorar as condições

De vida,

Para viver dignamente 

Como pessoa humana,

Mas, infelizmente,

Nada tem!


V


Tudo vai

Para àqueles

Que durante

Mais de três anos,

Nada fizeram

Para aqueles

Que eles próprios Representam

E que, supostamente,

Deviam representar,

Defender,

Zelar

Pelos seus interesses!


Vl


Oh que sorte

Para os fezlizardos

De carros

Novos!

Oh! Que pena

Para os desgraçados,

Os azarados,

Os desfavorecidos

Esfoliados

E explorados

Pelos seus legítimos

Representantes

Que só lhes " passam

A perna"!


VII


A gatunagem

Escolhe sempre

O tigre

Da sua camaradagem,

O timbre

Que mais lhe convem!

A vadiagem

Solidifica 

A "colegagem";

Se certifica

Que está imune

No caminho  

Que segue,

No caminho

Que define;

Certeza 

No caminho

Livre 

E julga

Que ninguém

Lhe persegue,

Porque pensa

Que é perene !

É o senhor absoluto

No trânsito,

Sem incómodo,

Sem transtorno,

Sem estorvo

Do parvo 

Povo!

É o único dono

E não tem 

Medo

De nada, nem

De ninguém!


VIII


N,tá  sinti

Vergonha

Di nha

Terra!

Quil terra

Ku tudu djinti

Misti!


IX


Tenho 

Vergonha

Da minha 

Terra!

Terra

Que toda gente

Gosta 

E ama!


X


Por isso,

É que todos 

Querem ser políticos,

Deputados,

Dirigentes!

Não importa

A capacidade,

A inteligência,

O amor,

O altruísmo!


XI

Protesto

Veemente

Deste 

Ato

Escandaloso,

Vergonhoso,

Vil

E ignóbil 

Do presidente!


(Continua)


Amadora,(4h45m), 4 de maio de 2018.


                            NDO

Sem comentários:

Enviar um comentário