quinta-feira, 5 de agosto de 2021

 IMAGENS 

DIVINAS

SUBSTIRUIRAM AS IMAGENS

HUMANAS...


I


As fotos

Da família

Já  não dizem 

Nada!

Já não fazem

Falta!

O pendor 

Religioso

É maior

Que o amor

Familiar!


II


Foi isso

Que Deus 

Nos ensinou?

Foi isso

Que Jesus Cristo 

Nos doutrinou

E São João Baptista

Nos transmitiu?


III


Quem escreve 

O artigo,

É um católico 

Apostólico 

Romano,

Um humano 

Africano, 

Um manjaco

Na terra do branco,

Que, por acreditar em Deus,

Também acredita nos seus

Irmãos ,

Seres 

Com imgens

Semelhantes

Ao próprio Deus,

Que, com ele,

Vivem

E habitam

Neste

Planeta.


III


Um humanista

Imbuído 

Dos valores 

Sublimes

Do mundo

Progressista,

Solidário 

Aquele prega

E apregoa

Os valores

"Do império 

Da lei"

Na nossa grei.


IV


As fotos 

Da família,

Foram acantonadas

Num quarto

Particular,

Familiar,

Retiradas

Do Centro 

Do encontro,

Do convívio

Sadio

Dos membros

Que fazem parte

Dos quadros

Do corpo permanente!

Ou falta fazer

Como fazem

Àqueles  d,outras religiões, 

D,outras seitas,

Queimar "firguidjas",

Simbolos dos ancestrais

De algumas etnias,

Como  a dos manjacos.


V


A tristeza

Sempre

Me invade

Quando a injustiça

Prende

A alegria 

Contagiante

No seio duma comunidade,

Com a vitória

Da religião 

Sobre 

O espaço do clã, 

Sobre

O espaço da tribo 

"Bantumbi e "Batchabo",

O espaço do irã..


VI


Vejo 

Agora,

Na minha comunidade

A monotonia 

Em cada fisionomia,

Em cada cara,

Em cada rosto

Coberto 

De pranto

Em cortejo...!


VII


Desapareceu,

Desvaneceu,

Está omisso

O sorriso

Que me fazia sorridente,

Em cada dia e em cada noite!

Que pena

A cena 

Que se vislumbra

Agora 

Nesta casa

Devassa

E com uma nova figura!


VIII


Os meus sonhos

Já não são românticos, 

Porque estão cheios de espinhos

Que limitam

E ensombram

Os meus palcos

Utópicos...!


IX


É doloroso

O passo

Que demos

Na sala,

Nos quartos

Que percorremos

E deparamos

Sempre com os rostos

Dos santos,

Das virgens,

Sem imagens

De homens,

De pessoas

Reais,

Que nos enchem de orgulhos

E de sonhos!


X


Um humanista,

Um animista,

Um católico 

Não praticante,

Apologista

Do amor

Ao próximo 

E ao redor,

Um crente,

Um apologista

Da pessoa humana

Em plenitude 

Em cada parede

Do quarto,

Um vulto

Que nos incentiva

E eleva

Às coisas mais sublimes

Da e na Himanidade!

Não subestimem

Ao valor 

Do que existe

Como um primor!



XI


Tenho vergonha

Que se exponha,

Como uma montra

Na mitra,

Como uma bola,

O que existe na minha mala,

Na alma

Singela 

E cândida,

Vinda

De Bolama...!


XII


Pergunta-se:

- Os deuses 

Não podem,

Não devem

Conviver-se com os humanos?





(Continua)



London ( quinta-feira, 10:00), 05 de agosto de 2021.


                                                             KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário