terça-feira, 15 de junho de 2021

 Sábado, 21 de Abril de 2012


OS MILITARES/, SÃO OS AUTÊNTICOS ABUTRES/! 

   

         I

                                                                II


Os militares

E os políticos

Fantoches,

Querem ser donos

Das nossas vidas!

Pensam que são proprietários

Da Guiné-Bissau!

Ninguém 

É de ninguém!

Que haja a liberdade

A igualdade,

A fraternidade

E a justiça,

Para que cresça 

Nesta Guiné,

Saudavelmente, uma criança      

        II                  

O meu país

Está de avesso!

Já não há paz,

Pelo que não pode haver sucesso,

Nem tão pouco progresso,

Porque não há liberdade,

Mas apenas a instabilidade!

Os militares

E os políticos

Fantoches,

Querem ser donos

Das nossas vidas!

Pensam que são proprietários

Da Guiné-Bissau!

Ninguém 

É de ninguém!

Que haja a liberdade

A igualdade,

A fraternidade

E a justiça,

Para que cresça 

Nesta Guiné,

Saudavelmente, uma criança!


III

Fazem

E desfazem,

Porque têm

Armas 

Nas suas mãos,

À razão por que se sentem

Como senhores 

Absolutos

Sobre os seus irmãos

E os condenam aos sofrimentos!


IV

Esses militares,

Que eu denomino de "abutres"

Querem poderes

A todo o custo,

Em todos os lugares,

Perpetuando muitas dores,

A muitos populares,

E muitos mortos.


V


A Guiné- Bissau

Está mergulhada

Numa situação 

Sem precedentes

Com os novos dirigentes,

Utilizando a política 

De terra queimada, 

Torturando sem compaixão

Quem não calasse a boca.


VI


Apelo

À Comunidade Internacional,

Para advertir  a esses abutres,

A esses loucos

Políticos

Que tenham o escrúpulo

Respeito pela vida humana,

Sobretudo o que a Constituição emana

Sobre a Declaração Universal

Dos direitos do  Homem,

Duma forma incondicional,

Sem manobra de margem.


VII


Os sucessivos golpes de estado

Têm sido

Admitidos

Pela comunidade Internacional

Há mais de trinta anos!


VIII


Mas, agora,

Já chegou a hora,

De dizer, chega

De praga!

Basta!

A população 

Está 

Farta!

Está 

Exausta!

O povo já não suporta!

O povo já não aguenta

Tantas instabilidades,

Tantas ilegalidades

Tantas perversidades,

Tantas impunidades!


Os políticos

Loucos,

Falhados, 

São cúmplices 

Dos militares

Abutres.

Os guineenses

Fazem preces

Para que esses 

Senhores,

Cessem 

Os seus abusos

E libertem

Os que não têm posses,

Os presos

Políticos,

Imediata e incondicionalmente,

Para evitarem

Futuros ajustes.


X


No século

 XXI (um),

Já não se admite

Em lado nenhum,

Que um país

Seja governado

Por um louco,

Por um tolo,

Por ditadores,

Por militares.


XI


Apelo

 Duma forma fraternal

E veemente

Aos meus conterrâneos,

Políticos

E militares,

Que tomaram pela força 

O poder

Na Guiné,

À reposição 

Da ordem institucional

Legal,

Do sr. Carlos Gomes Júnior,

Antes que seja tarde demais.


XI


O país

Precisa da paz,

Para a unidade e reconciliação

De todos os seus compatriotas

E para  o empreendimento

Da Reconstrução Nacional.


XII


A Guiné-Bissau,

É de todos os Guineenses!

É necessário  o diálogo,

É necessário a coexistência pacífica,

Porque ela é de todos nós!

Cada um de nós,

Tem uma voz!


PV CITY (SÁ), 21 DE ABRIL DE 2012


                                                            MATTOS( NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário