quinta-feira, 17 de junho de 2021

 O ANTIGO

NO NOVO


Enquanto viajava,

O tempo

E o meu espaço

Que medeiam

As duas cidades europeias,

Londres

E Lisboa,

Lembrei-me

Da minha escola,

"ESPAN',

Lembrei-me me

Dos meus alunos,

Do oitavo ano,

Lembrei-me

Da matéria, 

Da aula

Que tinha que dar,

Lecionar, 

Que dar nas últimas

Horas da semana passada

E continuar o mesmo

Assunto na dia seguinte

A este que em estou a viajar17/03/2019);

Lembrei-me

De que "o tempo 

É dinheiro",

E quis aproveitá-lo, 

Escrevendo:


O ANTIGO REGIME- O SEU CONCEITO E CARACTERÍSTICAS


I


O Antigo Regime, define-se como um sistema político, económico, social e cultural que vigorou em vários países da Europa desde o século XVI até às vésperas da Revolução Francesa (1789) até ao século XVIII.

O termo, o conceito foi dado pelos homens que fizeram a Revolução Liberal Francesa, pretendendo, assim, distinguir o regime que existiu antes desse período revolucionário, com o que passou( passa a vigorar) a vigorar depois da revolução.

O Antigo Regime caracteriza-se pelos seguintes domínios:


1. DOMIÍNIO POLÍTICO - neste domínio, o Antigo Regime é caracterizado por (pelo) ABSOLUTISMO RÉGIO ou ABSOLUTISMO REAL(monarquia absoluta)com concentração de todos os poderes nas mãos de única pessoa (do monarca): legislativo (que legisla, faz as leis); poder executivo ( que põe na prática as leis); e poder judicial/judiciário ( tribunais, que julgam os que não cumprem as leis).

Porquê que uma pessoa tem poderes ilimitados, poderes absolutos?

Segundo a teoria em voga, porque o rei recebia diretamente de Deus, esses poderes ou, seja, ele era representante legítimo de Deus na terra. Ele era um deus na terra e não tinha que dar satisfações das suas decisões/ordens a ninguém. Os súbditos, tinham apenas a obedecer(de) cegamente as suas ordens. O poder do rei/monarca, era DIVINO, era SAGRADO. Desobedecer o rei era, portanto, um pecado;


2. DOMÍNIO ECONÓMICO - no domínio económico, o Antigo Regime pode ser analisado em três perspectivas:

a) AGRICULTURA - em que a maioria da população ocupava( mais de oitenta porcento) -uma  agricultura atrasada, que usava ainda instrumentos rudimentares, antigos, arcaicos; a produtividade era muita baixa pelos factos atrás mencionados, bem como por falta de incentivo/ motivação pelos camponeses/produtores, pois, as terras não lhes pertenciam( os donos das terras, eram os privilegiados- o clero e a nobreza); os camponeses estavam sobrecarregados de obrigações/impostos/rendas(corveias, banalidades, mão-morta, dízimos, etc; muitos viviam na penúria, na miséria, pois, muitas das vezes, o que conseguiam para a alimentação, era insuficiente/escassa;

b) COMÉRCIO COLONIAL - o comércio, em geral, era muito reduzido e era através  das transações comerciais com as (as colónias)era a era do capitalismo comércial;

c) O MERCANTILISMO - uma teoria/doutrina económica que existiu na economia do Antigo Regime que defendia que a riqueza de uma nação, de um Estado, dependia fundamentalmente da quantidade de metais preciosos que esse estado/nação possuía nos seus cofres. Para atingir esse objetivo o Estado deveria:

a) produzir mais a fim de poder exportar (vender) MAIS e importar(comprar) MENOS, de forma a ter uma BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL/ POSITIVA;

b) PROTECIONISMO ECONÓMICO -;

c) O DIRIGISMO ECONÓMICO;

Existem três situações no MERCANTISMO:

a) BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL/POSITIVA-;

b) BALANÇA COMERCIAL ESTÁVEL/EQUILIBRADA-;

c) BALANÇA COMERCIAL DESFAVORÁVEL/NEGATIVA- .

(FALTAM AS IMAGENS/FIGURAS ESQUEMÁTICAS/ESPLICATIVAS);


3. DOMÍNIO SOCIAL- a sociedade do Antigo Regime era hierarquizada, trinitária, estratificada e dividida em três estados ou ordens:.a) O CLERO- um grupo social privilegiado que tinha como função, rezar para a salvação das almas, bem como dar assistência à população e ainda dedicava-se ao ensino; dividia-se em alto e baixo clero; o clero secular e o clero regular;

os seus privilégios: tribunal próprio, recebia o dízimo, não pagava impostos ao Estado e ainda os  recebia dos camponeses;

b)NOBREZA -  era um grupo social privilegiado, que tinha como função, defender toda a sociedade/população dos ataques/invasões exteriores; combatia; subdividia-se em alta nobreza e baixa nobreza(nobreza de sangue, nobreza de toga, nobreza provincial, nobreza da corte, nobreza de espada; tinha um tribunal próprio, não pagava impostos ao Estado e ainda os recebia dos camponeses;

c) O TERCEIRO ESTADO (OU POVO)- um grupo social que tinha como a principal função, garantir o sustento de toda a sociedade/população ;era um grupo social não privilegiado e era  bastante heterogéneo ( burgueses, banqueiros, mercadores, comerciantes, artesãos, rendeiros, camponeses/lavradores, pescadores, escravos, mouros, judeus, mendigos, etc); era um grupo social que, alguns dos seus membros viviam na penúria, na desgraça, na miséria; a sociedade do A. R. era muito genética, muito fechada, a ascensão social era uma raridade, era muto difícil;


4. DOMÍNIO CULTURAL- A ARTE BARROCA e O ILUMINISMO-


A crise do século XVI, tro

Sem comentários:

Enviar um comentário