sábado, 19 de junho de 2021

 A FLECHA

MANCHA 

A MINHA MARCHA...


I


O meu irmão, 

Um homem de grande coração, 

Que amou com um amor

Sem cor,

Tinha muitos filhos

Muitos sobrinhos

Que ajudavam/ajudaram nos trabalhos 

Da sua horta 

Naquela ponta

Chamada São 

João. 


II


O amor,

O respeito,

A disciplina,

A ordem

E a convivência

De todos

Os membros

Da sua família,

Constituia

O seu lema,

Colocado em cima.


III


Após a sua partida

Para a outra banda,

Deixou 

De existir

A convergência ;

Começou

A surgir 

A divergência

No seio da família!

Agora, é a polícia

Que impõe a convergência,

A União 

Sob um  um abanão 

De um bastião!


IV


Que pena

A emigração 

Que nos depena,

Que nos condena 

Numa zona 

Bem longínqua e sem sina!

Quem destrona

A horta 

Daquela ponta

Naquela floreta 

De São 

João?!

O que possp fazer,

Para trazer

A paz e a União,

A harmonia 

E o entendimento

Entre os filhos, 

Irmãos, 

Sobrinhos

Do senhor

Ernesto,

Que apenas respirava o amor

Para com os seus próximos

Ao redor?


V


Alguém 

Oiçou atirar uma flecha

Sobre a nossa marcha,

Com o objetivo da sua mancha,

Bem como o bom nome

Da família,

Denegrir a imagem

Daquele santo

Homem,

Chamado Ernesto!


VI


Sinto-me muito triste

No início desta noite,

Com esta notícia 

Que caiu como uma bomba!


VII


Que pena,

Que a menina,

Gerada numa família nobre

E humilde, 

Tenha um comportamento

Tão audaz, 

Até ao ponto de denunciar 

O proprio tio à autoridade,

A fim de reivindicar 

A sua parte 

Numa propriedade comunitária!


VIII


Não, 

Não, 

E não!

A nossa tradição 

Não aceita esta repartição,

Esta divisão!

A propriedade 

Do Ernesto 

É a propriedade 

Comum,

Familiar,

De todos e de conjunto!

Não pode ser entendido

E interpretado 

À luz da lei atual,

Porque é um direito Consuetudinário, 

Comunitário!


IX


A propriedade 

Tida como a do Ernesto,

É uma propriedade

De todos os membros

Da família 

Que viviam com ele,

Como pai,

Como o irmão mais velho,

Como o tio

E como tal, trabalhavam em conjunto!



(Continua)



Brandoa(10:00, SEGUNDA-FEIRA), 01 de março de 2021.


 KK IOIÓ(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário