sábado, 19 de junho de 2021

 O FOCO:

SISSOCO 

DÁ-TE TROCO 

COM UM SOCO...?!


I


Já estamos nas primeiras

Horas 

Do dia!

Vamos aguardar a ousadia

Neste 

Dia 

Vinte 

E sete,

A ousadia,

A valentia

Daquele que se autoproclama 

Presidente

Da República 

Da Guiné-Bissau 

E com arma,

Toma 

O poder

Pela força!

Com calma,

E paciência, 

Vamos aguardar

E ver 

Como um ser

Impõe o seu poder

Contra 

A maioria

Da nossa terra

E contra 

As instituições máximas 

Da NAÇÃO,

Contra 

A nossa PÁTRIA !


II


O povo 

Está inquieto,

Mas sereno,

Porque confia 

Na justiça 

E na verdade,

No terreno

Humano,

Contra 

Aquele que é desumano!


III 


Vamos ver

Se as instituições 

Do país 

Estão operacionais

Ou não!

Se aceitam perturbações 

De ordem pública,

Apoquentando populações ...!


A desenvolver brevemente 

E ao longo do dia...


O acréscimo depois da faina diaria:


O tempo,

É dinheiro. 

Devemos ocupá-lo utilmente, sem desperdícios! 

Os endinheirados, preenchem o seu tempo com diversão e, consequentemente, para impressionar e cativar os desgraçados!

O sr Umaro mantou o seu palco de diversão para os guineenses desatentos!

Cumpriu a sua palavra: tomar o poder com ou sem aprovação do Supremo ou da Assembleia Nacional. Ele está- se nas tintas das leis da Guiné-Bissau! Ele tem os seus colaboradores, os seus lacaios: JOMAV, NUNO NABIAN E OS DEMAIS LACAIOS. ELE É O HOMEM DA ATUALIDADE NA GUINE-BISSAU, O MAIS FORTE! FAZ O QUE BEM ENTENDE E QUER!


Um dia triste para mim como um democrata, um apologista da democracia, da liberdade e da justiça! Ao mesmo tempo um dia de alegria, pois, o meu povo e muito pacífico

Nós, guineenses, vamos continuar órfãos, mas Deus, nosso Pai Celestial, vai zelar e proteger- nos! Deixemos os que acham que têm mais direitos que os outros se manifestarem, se divertirem!

Ninguém, nenhuma ordem de segurança ou policial impediu que Umaro tomase poder(fantoche, ilegal) e os seus colaboradores diretos estivessem na magna festa!

Ao povo guineense, só peço a calma, a serenidade, coragem e esperança!


O sr. Umaro, "o usurpador", será o novo inquilino no Palácio da República? O sr. JOMAV, deixará o Palácio! Ou vai coabitar com sr falso presidente? Quem os alimentará? O povo? E onde estarão as instituições da Republica? Continuarão caladas, afastadas, praticando uma política de apaziguamento, como aconteceu com os os regimes democráticos, que deixaram o louco Hitler apoderar-se de alguns países independentes, reforçando o seu armamento bélico e, posteriormente, em 1 de setembro de 1939, invadir a 

Polónia? E como consrquencia, a Segunda Grande Guerra!  É o que está a acontecer ou vai acontecer na Guiné atualmente, com o louco varrido, Umaro?!  O Supremo Tribunal de Justiça, a Procuradoria da República, as Forças Armadas, os vários ramos militares, não fazem nada, não impedem que este louco se apodere do nosso país,  da nossa República? Porquê?! Porquê?!


Eo  porquê do silêncio da CDEAO, 

da OA, da  Comunidade Internacional, da ONU?!

O povo, com muita tristeza, está vendo o triste espetáculo! 


Ai nha Guiné! 

Quê ku iara alguim?!

Kal picadu ku cumeti?! 

Tudu países na bai dianti 

E abu, bu na bai(riba) sempre trás!


Ai, ai ai Deus! 

Perdanu! 

Perdua nô Guiné si contra iaró

Ou iara alguim!

Mininos ka tenê di cumé,

É ka tene iscola,

É ka tené saudi,

É ka tené nada!!!

Ami misti tambi,

Pa mininus di nha terra,

Tené sonhus de utrus 

Mininus di utrus 

Mundus!


Ai ndessan, nha Guiné!

Quandu

Ku nô na kuci paz,

Pa nô tené progressu

E felicidadi?!

Sempre bong kusas na adiadu

Ou i ta adiadu!!!


Continua

Brandoa(Amadora, quinta-feira, 003horas), 27 de fevereiro de 2020.


                                                KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário