sábado, 19 de junho de 2021

 " NAR"

QUE VEIO DE LONGE

E HOJE, 

ESTÁ A GOVERMAR !


I


Hoje

Não muito

Distante,

Não muito 

Longe,

Estamos a completar,

A comemorar

contra a nossa vontade(a maioria),

Um aniversário,

Em que Guiné-Bissau

Foi outra vez sacudida

Por um golpe de estado,

Por um senhor

Que hoje 

É o presidente

E que só nos causou a dor!



II


Alguém 

Pouco 

Intencionado,

Um homem

Sem um plano

Estratégico, 

Um político

Pouco 

Informado

E imprepreparado

Para dirigir o destino 

De um Estado

Democtático!


III


Logo que tomou

O poder pela força,

Em conluio com as forças militares,

Que deviam ser forças republicanas,

Fez cair um Governo legítimo

Do PAIGC saido

Das eleições legislativas 

De 10 de março de 2019!


IV



As instituições do Estado

Foram ameaçadas

E vigiadas 

Pelos militares 

Que coagiram

Os governantes

E funcionários públicos...


V


Esta data

Repugnante,

Deve fazer-nos refletir

Sobre o nosso passado,

O presente que vivemos

E o futuro para os nossos vindouros!


VI


Se escolhemos 

Uma forma de estar na politica,

De governar

Com os princípios democráticos, 

Devemos

Respeitá-los,

Acatar a soberania popular,

A vontade do povo,

Isto é,  a democracia

E não a tirania...!


VII


Eu não sei quem 

Está do lado certo,

Aquele que satisfaz 

As aspirações do povo,

Da sua gente,

Da sua população,

Seguindo os trâmites legais,

Definidos pela Constituição 

Da República,

O acordo entre governantes 

E governados,

Um pacto que deve

Ou que devia ser respeitado

Escrupulosamente 

Por aqueles que efetivamente,

São legítimos representantes

Do povo

E da Nação. 


VIII 


Sinto-me na obrigação, 

Como um simples e humilde cidadão,

De dar e omitir a sua opinião

Porque tenho uma cabeça,

Que pensa

E como tal, tem a sua senteça...!


IX


Uma coisa é certa: 

A FORÇA NUNCA!

ENCONTREMOS 

OUTRAS PREMISSAS,

PARA FAZER A POLÍTICA...!

DEMOS 

EXEMPLOS 

COMO VERDADEIROS

DEMOCRATAS!

NÃO:" NO DIA TAL,

VOU TOMAR O PODER...

COM OU SEM O CONSENTOMENTO

GUERRA OU PAZ".

NÃO DEVEMOS ENVEREDAR

PELA GUERRA

PARA ENCONTRARMOS

A PAZ!

HÁ OUTROS MECANISMOS,

OUTROS MEIOS,

QUE VÃO AO ENCONTRO DA PAZ:

- DIÁLOGO,

- ENTENDIMENTO,

- CONVERSAÇÃO, 

- DIPLOMACIA,

PALAVRAS,

CANETA...!


X



CONSTRUIR,

DESENVOLVER

NA HARMONIA

E NA CONCÓRDIA,

E NÃO PELA VIA DA FORÇA

DAS ARMAS...

PORQUE QUE USA ARMAS,

PARA TER 

O PODER,

LANÇA AS CHAMAS...!


(POR CONCLUIR)


AMADORA(SÁBADO,  00:27), 27 DE FEVEREIRO DE 2021.


                                       Kk IOIÓ












2702/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário