quinta-feira, 17 de junho de 2021

 AS PREFERÊNCIAS

NAS EVIDÊNCIAS

DAS CIRCUNSTANCIAS


I


Vezes

Sem 

Conta,

Em diversas fases,

Este homem,

Que se tornou

"Kota",

Se divagou

Nos meandros

Do Ministério

Da Educação,

Para conseguir algo sério 

Como colocação

Nos (seus) quadros.


II


Mas em vão... !

Há um travão

Que barra

O prosseguimento

Do projeto

Desta criatura,

Deste sujeito;

Uma estrada

Dificultada,

Impedida

Na vida!


III


Mas nem

Por isso,

Impede

O sorriso

Deste homem

Que acredita

Na bondade,

Isto é, na humanidade

De cada legista

De uma sociedade

Democrática, humanista

E progressista.


IV


Pelo que digo sempre:

Obrigado

Meu Deus,

Porque fizeste-me

 Um afortunado,

Porque deste-me

Um calibre

Forte

Para prosseguir sempre

Em frente,

Sem olhar para trás

Das coisas

Más

Da minha caminhada

Da(na) vida.


V


Por

Amor

Aos meus amores,

Enterro

As minhas dores

E vou ao seu encontro,

Pois, cada um deles é um tesouro,

A razão do meu viver

Como um ser.


VI


Outra vez na corrida

Desenfreada

E em debandada,

Aos concursos para professores

Do  primeiro Ciclo, segundo,

Do Básico

E secundário,

Prestes a terminar

No próximo dia 31 do corrente mês,

Com regras

E leis iníquas,

Que afastam

Dia

Após dia,

Alguns docentes

Que podiam ser bons quadros

Do Ministério da Educação,

Da Educação Nacional.


VII


Professores que se sentem

Marginalizados,

Discriminados

Pelos sucessivos governos

Do nosso regime democrático,

Que teve a génese 

No 25 de Abril!


VIII


Professores desmotivados,

Professores que se sentem

Como peixes fora de água

Na sua atvidade docente,

Pois, estar na mesma profissão

Durante 20, 30, 37 ou 40 anos,

Nos quais me incluo,

Sem vínculo ao Ministério,

É uma grande aberração,

Para não dizer, um absurdo!


IX


Quando é que os professores,

Nessas condições,

Passam para os quadros

Da Educação, para o Ministério?!

Quando morrerem?

Quando perecerem?

Quando passarem

Para a reforma?

O objetivo

Primeiro do Ministério,

Melhor dito, dos governantes,

É que alguns(muitos) desses Professores

Desistam,

Vão para outras áreas ou profissões

Para as quais não estão habilitados,

Ou emigram para outros países

Europeus,

Para se juntarem

Ao rol dos indiferenciados,

Na limpeza,

Nos serviços

Ou na construção civil.

E, assim, diminuem

As despesas do Estado,

E, assim puderem

Equilibrar as contas públicas

À custa da precariedade

De emprego 

Desses agentes educativos..!


Àqueles que não têm alternativas,

" Os  inocentes",

Esses ficam eternamente

Até

A reforma,

Ou até

Que a cama

Tome conta

Deles, e, consequetemente,

O fim da sua luta;

Ou até,

Que a morte,

Os leve definitivamente!!!


Póvoa de Santo Adrião (02h46 minutos, terça feira), 29 de março de 2016.


            KANKAMBALL(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário